Em celebração ao Dia Nacional do Cerrado, que ocorre em 11 de setembro, o Instituto Brasília Ambiental e o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) se unirão para realizar uma importante ação de educação ambiental e cidadania. Durante o JB Fest, que acontecerá de 18 a 20 de setembro no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), serão oferecidas gratuitamente mil mudas de espécies nativas do Cerrado e plantas medicinais à comunidade do Distrito Federal.
Essa iniciativa dá início à programação especial do Mês do Cerrado no CPS, que incluirá oficinas, exposições e atividades destinadas a valorizar o bioma mais ameaçado do país. As mudas serão entregues mediante a apresentação do CPF, com um limite de três unidades por pessoa, sem necessidade de agendamento prévio. Basta comparecer ao evento nos dias da festa, das 18h às 23h.
Para a vice-governadora do DF, Celina Leão, proteger o Cerrado é um compromisso com o futuro: “Aqui no Cerrado temos uma das maiores biodiversidades do país, e precisamos trabalhar juntos para preservar o nosso bioma e avançar em direção a um país mais sustentável.”
Cerrado
O Cerrado abriga 5% da biodiversidade do planeta. É o segundo maior bioma brasileiro e se destaca pela diversidade de espécies endêmicas, incluindo flora medicinal e fauna rica, como o lobo-guará. No entanto, enfrenta crescentes ameaças de degradação e ocupação irregular. Por isso, as atividades educativas programadas para setembro visam aumentar a conscientização ambiental e incentivar a participação cidadã.
“O Cerrado é conhecido como Berço das Águas e é a origem de importantes bacias hidrográficas. Precisamos promover seu valor ecológico e cultural para assegurar sua preservação”, afirma o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.
Com informações do Brasília Ambiental.

