-

Mulheres empreendedoras são homenageadas em solenidade na Câmara Legislativa

Na sessão solene realizada no plenário da Câmara Legislativa nesta terça-feira (18), foram homenageadas as mulheres empreendedoras do Distrito Federal. O evento integra a 3ª Semana Legislativa do Empreendedorismo Feminino, que acontece de 17 a 19 deste mês e é promovido pela procuradora da mulher, deputada Paula Belmonte (Cidadania).

A Semana foi estabelecida pela Lei Distrital 7.603/2024, de autoria da parlamentar, que também é responsável por uma legislação nacional sobre o mesmo assunto: a Lei Federal 14.667/2023, proposta em 2019, quando Belmonte atuava como deputada federal.

Autonomia

Durante a cerimônia, a deputada enfatizou a importância de mais políticas públicas que incentivem o empreendedorismo feminino, incluindo linhas de crédito específicas e cursos de educação financeira para que as mulheres tenham maior autonomia.

“É fundamental implementar políticas direcionadas às mulheres. Precisamos afirmar que nós, mulheres, podemos alcançar qualquer objetivo. É essencial encorajar nossas jovens a sonhar e empreender,” destacou.

Para a deputada, promover uma cultura de empreendedorismo entre as mulheres pode trazer mudanças sociais significativas, pois, com a independência financeira, muitas conseguem se afastar da violência doméstica.

“Com autonomia financeira, conseguimos retirar muitas mulheres de ambientes violentos. Muitas não saem do ciclo de abuso porque dependem financeiramente de seus parceiros,” refletiu.

A representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), Bernadeth Martins, também reconheceu o incentivo ao empreendedorismo como uma ferramenta importante no combate à violência doméstica. “É o empreendedorismo e o conhecimento que permitem às mulheres superar a violência por meio da independência financeira,” ressaltou.

Martins mencionou que a Fecomércio tem se empenhado em melhorar o ambiente de negócios para as mulheres no DF, estimulando a criação de novos empreendimentos, promovendo troca de experiências e incentivando a capacitação das mulheres empresárias.

Janete Vaz, representando o Grupo Mulheres do Brasil núcleo Brasília, elogiou as homenageadas e afirmou que a busca pela liberdade financeira é o que motiva muitas mulheres a abrir seus próprios negócios.

“O que caracteriza a mulher empreendedora é o resultado e a coragem. Este momento é um reconhecimento de uma jornada marcada por sonhos, resiliência e paixão,” afirmou durante a cerimônia.

Beatriz Guimarães, do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura do DF, traçou um paralelo entre a gestação de Maria, mãe de Jesus, e a necessidade de coragem das mulheres que empreendem em contextos desfavoráveis. Ela também alertou sobre a violência patrimonial, conforme definida pela Lei Maria da Penha, que abrange ações que prejudicam bens e recursos das mulheres.

“Mulheres fortes não competem; elas se protegem mutuamente. Obrigada por abrirem caminhos onde antes só havia barreiras,” declarou ao público.

O vice-presidente do Superior Tribunal Militar (STM), brigadeiro Joseli Parente, reforçou as falas das colegas de mesa e destacou a necessidade de uma cultura que valorize o protagonismo feminino. Ele comentou que, felizmente, o avanço em questões relacionadas às mulheres tem sido mais rápido comparado ao passado.

“O reconhecimento da mulher é um processo que, nos séculos anteriores, avançou lentamente. Mas estou convicto de que com os avanços na comunicação e na tecnologia, essa evolução ocorrerá de forma mais acelerada a partir de agora,” afirmou.

A solenidade formalizou a criação do Grupo de Trabalho pelo Empreendedorismo Feminino, que atuará dentro da Frente Parlamentar de Incentivo ao Empreendedorismo, liderada por Belmonte.

O GT tem como objetivo promover estudos, propor ações e monitorar iniciativas que fortaleçam o empreendedorismo, especialmente o feminino, no DF. Ele funcionará de forma colaborativa, reunindo representantes da sociedade civil, especialistas e instituições parceiras, visando desenvolver estratégias que fomentem a inovação e contribuam para o crescimento sustentável da região.

“Nossa meta é aprimorar o observatório feminino e sensibilizar mais mulheres, proporcionando mais oportunidades para que empreendam no DF,” destacou Belmonte.

Ao final da cerimônia, mulheres notáveis no campo do empreendedorismo em Brasília receberam moções de louvor. A solenidade pode ser assistida na íntegra no YouTube da CLDF.

- -
LEITORES ONLINE:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque da Semana - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

LEITORES ONLINE