As obras para a construção de quatro estacionamentos públicos na Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) de Águas Claras/Arniqueira estão quase concluídas. Mesmo antes de finalizarem, os serviços já estão beneficiando clientes e trabalhadores da região. “Lá em cima, o pessoal já está usando muito os carros, que antes estavam congestionados aqui na pista. Isso vai melhorar bastante para o nosso comércio, com certeza, já está mudando. Vai até sobrar vaga”, comenta, sorrindo, Manoel Pereira, gerente de uma loja de ferragens na ADE.
O “lá em cima” mencionado por ele refere-se a um dos dois estacionamentos que já foram finalizados. Nos outros dois, os trabalhos estão em fase de acabamento. “Nos próximos dias, vamos começar a trabalhar no terceiro estacionamento e na fase de limpeza e concretagem. Eles já estão aterrados, que é a parte mais complicada; falta apenas a colocação dos bloquetes, que é mais rápida. Portanto, estamos na fase final das obras, que estão bastante adiantadas”, informa Isabela Macedo Neri, diretora de Execução de Obras da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), responsável pelo projeto.
No total, os quatro estacionamentos ocupam uma área de aproximadamente 11 mil metros quadrados e têm capacidade para até 490 veículos. O investimento total é de cerca de R$ 2,6 milhões, incluindo também a construção de dez bocas de lobo e outros trabalhos de captação e escoamento da água da chuva. A diretora explica que os materiais utilizados nas obras são otimizados para drenagem: “Utilizamos uma areia [para aterrar] que é fabricada na usina, não é manual. Isso proporciona mais resistência ao concreto, melhora a aderência entre os bloquetes e facilita o escoamento da água da chuva”.
“Cada obra entregue representa mais conforto para quem trabalha, mais segurança para quem consome e mais atratividade para novos empreendedores. Em Águas Claras e Arniqueira, estamos vendo na prática como a melhoria dos espaços impulsiona o comércio local e fortalece a economia do Distrito Federal”, afirma Thales Mendes.
Além disso, Isabela acrescenta que tudo isso ajuda a aumentar o fluxo de pessoas na ADE, aquece o comércio e, consequentemente, contribui para a geração de empregos: “O trânsito de carros aqui é intenso, temos muitas fábricas, supermercados… E não havia um local adequado para estacionar. Isso reduz a dificuldade de encontrar vagas, facilitando o acesso a essas áreas e oferecendo mais segurança”.
Outros comerciantes também confirmam essa expectativa positiva. “Muitos clientes não param porque não há mais espaço. Acredito que, quando tudo estiver pronto, vai melhorar bastante, pois as pessoas vão passar e encontrar lugar. Então, ter esse espaço seguro é um atrativo a mais”, conclui Aline França, gerente de uma loja de sorvetes.
Investimento
Isabela Macedo Neri assegura que os novos estacionamentos trarão mais emprego e segurança à ADE. As Áreas de Desenvolvimento Econômico têm como principal objetivo promover a geração de emprego e renda, reunindo diversas empresas em um mesmo espaço. Para isso, oferecem ambientes mais organizados, seguros e acessíveis a empresários, trabalhadores e à população em geral.
Os estacionamentos na ADE de Águas Claras/Arniqueira fazem parte de um conjunto de obras e serviços realizados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) nessas áreas. Até o final do ano, serão investidos R42milho~esemac\co~escomoconstruc\ca~oereformadecalc\cadaseestacionamentos,aleˊmdainstalac\ca~oereparosnailuminac\ca~o.Desde2019,osinvestimentosjaˊultrapassaramR 42 milhões em ações como construção e reforma de calçadas e estacionamentos, além da instalação e reparos na iluminação. Desde 2019, os investimentos já ultrapassaram R 180 milhões, com o intuito de expandir a infraestrutura e atrair novos investimentos.