-
Home / Geral DF / O papel da escola no educar para a democracia e cidadania

O papel da escola no educar para a democracia e cidadania

Sociólogo Cristián Cox destaca que formação cidadã deve abordar conceitos, vivência na escola e serviço à comunidade

“Não nascemos democratas, aprendemos a ser.” A frase de Cristián Cox, sociólogo e professor da Universidade Diego Portales, no Chile, traduz a importância de que currículos abordem a formação cidadã e destaca o papel central da escola no processo de construção e valorização da democracia, aspectos que ele defende.

O especialista participou do Seminário Internacional Educação Cidadã e Convivência Democrática, realizado pelo Instituto Unibanco na última terça-feira, 12. O evento principal ocorreu no Memorial da Resistência, em São Paulo, mas também houve encontros em outros estados.

Em sua exposição, Cristián lembrou que a democracia é um sistema complexo e, por isso, exige um sistema escolar e uma “jornada formativa longa”. “A construção democrática não acaba nunca, esse ideal não se alcança. Assim como pode avançar, pode retroceder.”

Sobre a escola e seu papel, Cristián explicou que é nesse ambiente que ocorre o contato com pessoas diferentes, onde acontece uma ‘quebra’ da incondicionalidade familiar.

“[A escola] É um espaço, por excelência, onde através do conhecimento, das relações, da construção de afetos e habilidades, a crença democrática vai ser desenvolvida”, analisou.

Formação cidadã

Para educar para a cidadania, Cristián apresentou que é preciso trabalhar dois campos: o de relacionamento com outras pessoas próximas, que faz parte do convívio (dimensão civil) e o de relação com instituições formais do sistema político (dimensão cívica).

Ele também expôs três domínios que a educação para a cidadania deve incluir. O primeiro é o de conhecimento, ou seja, o ensino de conceitos relacionados à democracia. O segundo e o terceiro possuem caráter de vivência e experimentação. São eles: práticas na comunidade escolar, em que o aluno aprende a participar e sobre representação, liderança; e o de serviço, caracterizado pela construção de algo que vai ser levado à comunidade, o que Cristián ressaltou ser importante nos tempos de individualismo em que vivemos.


* Revista Educação

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.