Em vigor nas ruas do DF há 15 dias, a operação Boas Festas 2025, promovida pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF), já contabilizou números significativos de autuações por alcoolemia (128), problemas de habilitação (87) e outras irregularidades que comprometem a segurança dos usuários das vias.
“Se somarmos os 87 condutores com problemas na habilitação aos 128 que estavam dirigindo sob efeito de álcool, chegamos a um total de 215 pessoas que não deveriam estar ao volante devido ao alto risco de acidentes que representam”, destacou Marcu Bellini, diretor-geral do Detran-DF.
Dentre os flagrantes, foram identificados 50 condutores sem habilitação, 32 com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, quatro com o direito de dirigir suspenso ou com a CNH cassada, e um que dirigia um veículo de categoria diferente da que era habilitado.
“Soma-se a isso os 87 condutores com problemas de habilitação e os 128 que estavam sob influência de álcool, resultando em 215 pessoas que não deveriam estar dirigindo, o que representa quase 15% dos motoristas abordados — uma quantidade alarmante para a segurança no trânsito. Com a retirada desses condutores das vias, o Detran-DF cumpre o objetivo da operação Boas Festas: garantir que as celebrações e encontros natalinos ocorram com segurança”, afirmou Bellini.
Nos primeiros 15 dias da operação Boas Festas, os agentes abordaram 1.495 veículos e autuaram 464 condutores por infrações conforme o Código de Trânsito Brasileiro — o que representa 31% das abordagens, ou seja, praticamente um em cada três veículos apresentou alguma irregularidade. Foram registrados 84 veículos não licenciados, 34 com escapamento modificado ou inoperante, sete sem equipamentos obrigatórios, três com equipamentos proibidos e 121 outras diversas infrações. As infrações foram detectadas em locais como Águas Claras, Ceilândia, Gama, Itapoã, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião, Sudoeste, Taguatinga e Vicente Pires.
A operação continuará até 4 de janeiro, com 1.560 ações de fiscalização programadas, incluindo blitzes, patrulhamentos ostensivos e pontos de demonstração em áreas com maior consumo de bebidas alcoólicas e grande circulação de pessoas, como bares, clubes, eventos festivos e shoppings, entre outros locais de confraternização.
Com informações do Detran-DF
-
-








