-
Home / Entorno / Operação Engodo mira grupo suspeito de aplicar golpes no Norte de Minas

Operação Engodo mira grupo suspeito de aplicar golpes no Norte de Minas

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou, nesta quarta-feira (1/10), em Montes Claros, no Norte do estado, a operação Engodo, voltada contra uma organização criminosa suspeita de aplicar golpes na venda de piscinas. Durante a ação, foram realizadas seis prisões preventivas e cumpridos oito mandados de busca e apreensão em uma empresa e em residências ligadas aos alvos.

Nos locais, os policiais apreenderam dois veículos de luxo, cartões bancários, cheques e equipamentos eletrônicos. Além disso, foram recolhidos dois revólveres, uma pistola e munições, resultando na autuação em flagrante de um dos investigados por posse irregular de arma de fogo. A Justiça também autorizou o sequestro de um imóvel avaliado em R$ 2,8 milhões no bairro Ibituruna e a indisponibilidade de ativos financeiros.

Investigações

A operação é fruto de investigações realizadas pela equipe de crimes contra o patrimônio da Delegacia Regional de Polícia Civil em Januária. As apurações começaram há cerca de sete meses, após o registro de vários boletins de ocorrência sobre golpes na venda de piscinas e acessórios em diversas cidades da região.

Conforme as investigações, os suspeitos utilizavam contratos falsos em nome de uma empresa já encerrada, enganando as vítimas e desviando os valores para pessoas físicas e jurídicas ligadas ao grupo.

“A investigação indica que os suspeitos formavam uma rede criminosa estruturada, especializada em estelionato e lavagem de dinheiro, com ramificações em outras cidades do Norte de Minas”, afirmou o delegado regional em Januária, Luiz Bernardo Rodrigues de Moraes Neto.

Estrutura criminosa

Segundo o delegado responsável pelo caso, Farley Guedes Oliveira, as investigações revelaram que a organização criminosa era dividida em dois núcleos: um focado na captação de valores ilícitos e outro na lavagem de dinheiro, integrando esses valores à economia formal.

A partir de um trabalho investigativo detalhado, foi possível identificar que o primeiro núcleo, liderado por dois irmãos de Montes Claros, de 37 e 35 anos, era responsável pela atração das vítimas, recebendo pagamentos via Pix e cartão de crédito em nome de terceiros, incluindo um ex-funcionário de 26 anos e uma empresa associada a uma mulher de 42 anos e sua filha de 26.

O segundo núcleo se dedicava à lavagem de dinheiro, por meio da compra e venda de veículos de luxo e imóveis. Um dos investigados, de 51 anos, utilizava contas bancárias em nome do pai, de 83 anos, para movimentar valores milionários.

Movimentação financeira

De acordo com as investigações, o grupo movimentou cerca de R$ 30,1 milhões entre janeiro de 2023 e janeiro de 2025. As transações suspeitas foram comunicadas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), reforçando as evidências contra os investigados.

O delegado Diego Flávio Carvalho, do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) da PCMG, destacou a importância do trabalho investigativo técnico. “As ferramentas de rastreamento financeiro foram essenciais para identificar a movimentação dos valores ilícitos. O mapeamento do fluxo do dinheiro permite não apenas responsabilizar os envolvidos, mas também facilitar medidas de ressarcimento às vítimas”, enfatizou.

Equipe

A operação contou com cerca de 40 policiais civis de Januária e Montes Claros, utilizando 12 viaturas, além do apoio do LAB-LD e do Ministério Público. As medidas cautelares foram aprovadas pelo Judiciário da comarca de Januária.

Após a conclusão das atividades policiais, os investigados foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.