Auditores fiscais da Secretaria de Economia (Seec-DF) passaram os últimos dez dias colaborando com a Receita Federal e diversos órgãos fiscais, de segurança e de saúde de todo o país. Somente no Distrito Federal, a Operação Fronteira já resultou em mais de R45,7milho~esemapreenso~esdemercadorias,comumcreˊditotributaˊrio—incluindomultasejurosdevidos—deaproximadamenteR 45,7 milhões em apreensões de mercadorias, com um crédito tributário — incluindo multas e juros devidos — de aproximadamente R 24 milhões.
Entre as mercadorias apreendidas, destaca-se a quantidade de 52 mil unidades de óleo de soja de 900 ml, avaliadas em R$ 500 mil. Também foram interceptados caminhões transportando ilegalmente granito e mármore, utensílios domésticos, sabão em pó, ração, etanol, açaí, joias semipreciosas e, principalmente, confecções (cama, mesa e banho).
As notas fiscais apresentadas não eram válidas — e, em alguns casos, os condutores nem mesmo as apresentaram. No total, a fiscalização tributária resultou em R45,7milho~es,dosquaisR 45,7 milhões, dos quais R 23 milhões correspondem a juros e multas devidas. Somente a carga de açaí, que totalizou 15 toneladas, tinha um valor estimado de R$ 261 mil.
De acordo com Silvino Nogueira Filho, coordenador de Fiscalização da Seec, a Operação Fronteira teve como objetivo combater o contrabando (produtos proibidos), descaminho (produtos legais, mas sem o pagamento dos tributos devidos) e o tráfico de drogas. “Os produtos visados incluíram eletrônicos, vestuários falsificados, medicamentos, cosméticos, brinquedos, eletrodomésticos e itens sem certificação fitossanitária”, enfatizou.
Com informações da Secretaria de Economia








