A Polícia Civil do DF, por meio da 16ª Delegacia de Polícia de Planaltina, coordenou na noite deste sábado (6) uma operação integrada com o Instituto de Criminalística (IC), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), o Detran-DF, o DF Legal e o 14º Batalhão da Polícia Militar, com o objetivo de iniciar a Operação Lei do Silêncio, focada no combate a crimes ambientais e na perturbação da ordem pública.
A ação contou com a participação de cerca de 50 policiais e agentes de diversas instituições, resultando na apreensão de dez veículos com som automotivo, que estavam sendo usados em um evento clandestino denominado Noite das Saveiros. Após perícia realizada pelo IC e Ibram, ficou constatada a prática de crime ambiental por poluição sonora, conforme a Lei de Crimes Ambientais.
Durante a operação, 12 pessoas foram presas em flagrante, incluindo proprietários dos veículos e organizadores do evento. Foi estabelecida fiança, e aqueles que não pagarem permanecerão detidos à disposição da Justiça. De acordo com a legislação (art. 25, §4º, da Lei 9.605/98), existe também a possibilidade de perda dos veículos em favor do órgão ambiental competente.
O local, situado na DF-128, Estância Mestre D’Armas I, Planaltina/DF, já operava irregularmente há anos, sob diversas denominações, sendo frequentemente alvo de denúncias de poluição sonora e registros de crimes como furtos, disparos de arma de fogo, lesões corporais e fornecimento de bebidas alcoólicas a menores.
Em junho deste ano, o espaço foi interditado pelo DF Legal por realizar atividades não autorizadas, mas continuou promovendo festas clandestinas, desrespeitando as determinações administrativas e judiciais.
Com essa operação, a PCDF e os órgãos parceiros reafirmam seu compromisso com o combate a crimes ambientais e a proteção da qualidade de vida da população.