A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através da 16ª Delegacia de Polícia de Planaltina, realizou uma grande operação de combate ao tráfico de drogas entre a noite de quarta-feira (1º) e a madrugada de quinta-feira (2). A ação resultou na prisão em flagrante de um casal e na apreensão de uma quantidade significativa de entorpecentes, munições e veículos.
A operação foi liderada pela Seção de Repressão às Drogas (SRD/16ª DP), após investigações que revelaram a atuação de um homem com histórico de crimes relacionados ao tráfico e à associação criminosa. Ele foi abordado em Planaltina/DF, dentro de um veículo VW/Gol branco, utilizado para entregas de drogas, acompanhado de sua parceira.
Durante a abordagem, os policiais encontraram tabletes de crack no carro, além de uma quantia em dinheiro que ultrapassa R$ 18 mil. Dando continuidade às investigações, a equipe se dirigiu a uma residência em Formosa/GO, identificada como um depósito do grupo criminoso, onde foram apreendidos cerca de 730 tabletes de maconha, 176 tabletes de cocaína, 50 tabletes de crack, várias balanças de precisão, embalagens para fracionamento e munições de calibres .38, .40 e 9mm, tanto de uso permitido quanto restrito. Também foram recolhidos três veículos: um VW/Gol, um Renault Sandero e uma caminhonete GM/S10.
O material apreendido foi avaliado em mais de R$ 15 milhões, considerando apenas uma parte da droga contabilizada. Segundo a PCDF, a descoberta do depósito representa um grande golpe na estrutura logística do tráfico em Planaltina e na região do DF.
O casal foi autuado em flagrante com base na Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006) e no Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003). De acordo com a delegacia, o homem possui várias passagens criminais desde 2003, incluindo crimes de uso, porte e tráfico de drogas, associação criminosa, porte de arma e receptação.
Ambos os detidos permanecem à disposição da Justiça. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a situação dos filhos menores da mulher autuada.

