Três mulheres, todas com 36 anos, e um homem de 46 foram detidos durante a operação THC, realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) na quinta-feira (31/7) nos municípios de Uberlândia e Cascalho Rico, no Triângulo Mineiro. Um adolescente de 17 anos também foi apreendido.
Durante a operação, os policiais confiscou drogas, armas e munições, além de descobrir uma plantação com cerca de 4 mil pés de maconha.
Investigações revelaram que os detidos faziam parte de uma organização criminosa dedicada ao cultivo, beneficiamento e venda de maconha considerada “gourmet”, que tem um valor comercial mais alto.
Ações simultâneas
Em Uberlândia, os policiais prenderam duas mulheres, com as quais foram apreendidas três armas de fogo e 576 munições. Em Cascalho Rico, a PCMG encontrou uma lavoura de maconha com cerca de 4 mil pés da planta, além de uma estrutura de cultivo com irrigação especial, iluminação artificial e materiais para o beneficiamento. Aproximadamente 15 quilos de flor de maconha in natura foram confiscados.
Um casal e seu filho eram os responsáveis pela plantação. Eles informaram aos policiais que a lavoura ocupava uma área de cerca de 3 mil metros quadrados e exigia cuidados especiais devido à alta concentração de THC na planta.
Os quatro detidos maiores de idade enfrentarão acusações de tráfico, porte de armas e organização criminosa. O adolescente foi encaminhado ao Juizado Especial da Infância e da Juventude de Araguari.
THC
O nome da operação se refere à sigla do tetrahidrocanabinol, a principal substância psicoativa presente na maconha, responsável pelas sensações que o usuário experimenta ao consumir a droga.