Após receber denúncias sobre tráfico de drogas, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio da 19ª Companhia PM Ind. da 7ª Região de Polícia Militar (RPM), realizou um monitoramento em uma residência no povoado da Matinha. Na terça-feira (12), foram identificados veículos e rotas utilizadas pelos suspeitos. Durante a operação, um homem foi abordado em um carro, enquanto outro tentou escapar pelos fundos da casa, mas foi contido. No local, foi descoberto um laboratório de cultivo e preparação de maconha.
Na residência, foram apreendidos quatro sacos plásticos com maconha in natura, uma sacola com tabletes da droga, uma balança de precisão, um controle remoto de ar-condicionado, três porções de Ice de maconha, um aparelho de ar-condicionado, um ventilador, um exaustor, 12 vasos para plantio, quatro saquinhos com adesivos, R$ 327,00 em dinheiro, uma sacola com maconha in natura pronta para venda, um pote preto com maconha in natura também pronta para venda, dois celulares e três veículos.
Os dois indivíduos, de 29 e 32 anos, que já possuem antecedentes criminais, foram presos e levados à Delegacia de Polícia Civil de Pará de Minas.