-
Home / GDF / Parceria inédita com ChildFund amplia proteção digital de crianças e adolescentes no DF

Parceria inédita com ChildFund amplia proteção digital de crianças e adolescentes no DF

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) estabeleceu, nesta quarta-feira (27), uma parceria inovadora com a organização internacional ChildFund para reforçar a proteção de crianças, adolescentes e jovens contra a violência online. Esta é a primeira iniciativa desse tipo entre os entes federados e servirá como referência para estados, municípios e até outros países, uma vez que a entidade atua em mais de 70 nações.

O acordo une os projetos do ChildFund focados na proteção digital com o programa de Letramento Antipedofilia, desenvolvido pela Sejus. A combinação dessas duas abordagens resultou em um amplo programa de proteção online e combate à violência virtual, que abrange prevenção, capacitação e formulação de políticas públicas.

A parceria, que terá uma duração inicial de 12 meses, inclui diversas ações conjuntas, como:

→ Oferta de cursos online na plataforma do ChildFund e de parceiros, voltados a famílias e defensores de direitos;

→ Capacitação de atores do sistema de proteção, como conselheiros tutelares, professores e familiares, em segurança digital e enfrentamento da violência online;

→ Elaboração de uma política distrital de proteção digital, com diretrizes específicas para crianças e adolescentes em Brasília;

→ Compartilhamento de informações e boas práticas sobre a prevenção e o combate à pedofilia na internet.

O memorando já prevê nove encontros mensais, a partir de setembro, com a rede de proteção do DF. Essas atividades fazem parte do Letramento Antipedofilia, um programa que orienta, capacita e fornece ferramentas práticas para que conselheiros tutelares, educadores e famílias consigam identificar riscos e agir preventivamente.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressaltou a importância da parceria para a rede de proteção. “É fundamental que possamos orientar, capacitar e disseminar conhecimento entre os defensores dos direitos das crianças e adolescentes aqui no DF. Temos cerca de 800 mil crianças, muitas em situação de vulnerabilidade. Nossos conselheiros tutelares e todos os envolvidos na rede precisam de ferramentas cada vez mais eficazes para proteger e ampliar a prevenção”, afirmou.

O presidente administrativo do ChildFund, Maurício Cunha, acrescentou que o acordo vai além da proteção digital: “Estamos construindo um futuro com mais segurança para crianças e adolescentes. Essa cooperação reúne esforços para fortalecer a educação digital, apoiar o combate à pedofilia e outras violências na internet e oferecer ferramentas às famílias e profissionais para identificar riscos e proteger os jovens.”

Sobre o ChildFund

Atuando em mais de 70 países, o ChildFund é uma organização de desenvolvimento social que promove cidadania e implementa programas de proteção e fortalecimento comunitário para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade. Em 2024, alcançou mais de 1 milhão de pessoas com atuação direta em nove estados do Brasil.

Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.