Descontração, movimento e as cores vibrantes das camisetas criaram o ambiente perfeito para a Corrida e Caminhada pela Saúde, realizada na manhã deste sábado (25) no Parque da Cidade. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Saúde (SES-DF), teve como objetivo conscientizar sobre a importância de hábitos saudáveis e incentivar a prática de atividades físicas como forma de prevenir doenças.
Na abertura do evento, a secretária-executiva de Assistência à Saúde, Edna Marques, destacou: “Nosso compromisso é com a promoção da saúde. Estamos dedicados a cuidar de todas as especialidades, sempre com o foco no paciente”.
A vice-governadora do DF, Celina Leão, participou da corrida e ressaltou a importância da colaboração entre profissionais e a comunidade para fortalecer o sistema público de saúde: “Esse evento mostra que o talento individual é relevante, mas o trabalho em equipe é o que realmente leva à vitória. E é assim que nossa rede pública de saúde opera: em equipe, voltada para o paciente”.
Saúde em movimento
“Acredito que cuidar do corpo e da mente é essencial, e a corrida é uma excelente oportunidade para motivar as pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável”, afirmou Neide Nunes, vigilante de 53 anos.
Com participação gratuita, a atividade atraiu pessoas de diversas idades e perfis, que receberam camisetas, bonés e garrafas, além da tradicional medalha de participação. O percurso de quatro quilômetros teve o Estacionamento 10 como ponto de partida e chegada.
Entre os participantes, estava a vigilante Neide Nunes, que encarou a corrida coletiva pela primeira vez. “Acho a iniciativa maravilhosa”, comemorou. “É fundamental cuidar do corpo e da mente, e essa corrida motiva as pessoas a buscarem uma vida mais saudável.”
Vacinação
Enquanto os corredores se aqueciam, estandes temáticos com as cores das campanhas anuais de saúde atraíam a atenção com atividades educativas e interativas. O público teve a oportunidade de se vacinar e recebeu informações sobre prevenção de doenças, práticas de bem-estar e cuidados com a saúde mental.
Uma tenda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi montada para atender possíveis emergências e oferecer orientações sobre parada cardiorrespiratória e engasgo. A proposta era aproximar a população dos serviços de saúde e mostrar que o autocuidado pode começar com pequenas ações.
O evento contou com o apoio das secretarias de Esporte e Lazer (SEL-DF), de Atendimento à Comunidade (Seac-DF) e de Turismo (Setur-DF), além da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), entre outros parceiros.
Com informações da Secretaria de Saúde.



























