-
Home / PCDF / PCDF deflagra Operação Distributus

PCDF deflagra Operação Distributus

A Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF, por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Ordem Tributária vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (DOT/Decor) deflagrou, na manhã desta terça-feira (13), a Operação Distributus, visando o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão e 23 de sequestros de bens (sendo sete imóveis e 16 veículos), bem como o bloqueio de valores em contas bancárias.

A investigação indicou a existência de um esquema de fraude fiscal estruturada praticado, desde 2012, por empresas distribuidoras de alimentos e bebidas, atuantes na cidade de Águas Claras/DF. Conforme apurado, o esquema gerou dívida tributária de ICMS que totaliza R$ 27.650.466,69. As investigações demonstraram que a empresa inicialmente investigada se tratava de uma empresa de fachada e tipicamente “noteira”, em nome de laranja, com suposta atuação como atacadista e varejistas e constituída com o objetivo de emitir notas fiscais falsas, visando a sonegação de impostos das mercadorias movimentadas, bem como, visando a simulação de vendas e circulação de mercadoria para outras empresas do grupo criminoso, supostas clientes, e que se beneficiem de crédito tributário fraudulentamente gerado.

Destaca-se que a utilização de interpostas pessoas nos contratos sociais das empresas de fachada tem o intuito de blindar os reais proprietários do grupo criminoso supostamente empresarial que se beneficiam do esquema. Foram identificadas a existência de pelo menos mais três empresas de fachada, além da inicialmente investigada, utilizadas para ocultação de bens da organização criminosa e distanciamento de sua origem ilícita e duas empresas “quentes”, isto é, com sede física e ostensivamente vinculadas aos mentores da organização criminosa.

As medidas visam a consolidação e robustecimento dos elementos probatórios já coligidos, visando sedimentar a efetiva conduta de cada integrante do grupo criminoso, além de apreensão de bens e valores e identificação de outros, visando o ressarcimento dos cofres públicos, além da conclusão do inquérito em andamento.

Os suspeitos estão sendo investigados pelos crimes de Organização Criminosa (art. 2º, da Lei nº 12850/2013), Lavagem de Dinheiro (art. 1° da Lei 9613/98), Sonegação Fiscal (art. Art. 1º, I e II, c/c o Art. 12, I, ambos da Lei nº 8.137/90) e Falsidade Ideológica (art. 299 do Código Penal); e, caso condenados, podem pegar até 28 anos de prisão. *O nome da operação, Distributus (origem de latim), tem a tradução livre de “distribuir”. O nome está relacionado à área de atuação dos investigados que adquirem as mercadorias no atacado e distribuem para o varejo.

Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.