-
Home / PCDF / PCDF faz operação contra organização criminosa especializada em fraude eletrônica

PCDF faz operação contra organização criminosa especializada em fraude eletrônica

Na manhã desta quarta-feira, 01/07, a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 35ª DP (Sobradinho II), deflagrou a Operação Nocaute, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada em fraudes eletrônicas. Esse grupo atua desde 2020 no Distrito Federal, tendo feito pelo menos 31 vítimas e causando prejuízos estimados em cerca de R2.600.000.Noentanto,haˊindıˊciosdequeessevalorpossaultrapassarR 2.600.000. No entanto, há indícios de que esse valor possa ultrapassar R 9.000.000.

A Justiça autorizou o cumprimento de oito mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão em diferentes Regiões Administrativas do DF.

O esquema da organização, estruturado para cometer fraudes eletrônicas, conforme o artigo 171, § 2º-A, do Código Penal, envolvia seus membros se passando por representantes de instituições financeiras legítimas. Utilizando informações privilegiadas sobre empréstimos consignados das vítimas (como valor, número de parcelas e a instituição financeira envolvida), eles entravam em contato oferecendo a portabilidade do empréstimo com um desconto de 20% no valor das parcelas, sem alterar a quantidade de parcelas restantes.

As vítimas, atraídas pela proposta, eram convencidas a contratar um novo empréstimo e transferir o valor para contas de empresas controladas pela organização. Ao longo dos cinco anos de operação, o grupo utilizou nove empresas diferentes para aplicar o golpe.

Após cerca de três meses, as vítimas percebiam que haviam sido enganadas, já que as condições prometidas nunca eram cumpridas.