-
Home / PCDF / PCDF realiza operação para combate à venda de perfumes falsificados

PCDF realiza operação para combate à venda de perfumes falsificados

Na manhã desta quarta-feira (4), a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Divisão de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial, vinculada à Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e Fraudes (DRCPIM/CORF), deflagrou a Operação Nefertem. A ação teve como objetivo cumprir 11 mandados de busca e apreensão em uma rede de drogarias com 27 unidades no Distrito Federal e arredores.

O foco da operação era apreender perfumes falsificados que utilizavam indevidamente marcas de renome internacional, protegidas por lei. A referida rede de farmácias já havia sido alvo de fiscalizações do PROCON/DF em duas ocasiões, mas continuava comercializando esses produtos ilegais. Além disso, uma distribuidora de cosméticos localizada em Taguatinga/DF, responsável por fornecer os perfumes falsificados ao comércio do DF, também foi alvo das buscas.

Durante a operação, mais de 7 mil frascos de perfumes falsificados foram apreendidos. Uma pessoa foi presa em flagrante por uso indevido de marca, concorrência desleal e crimes contra as relações de consumo. Além desses crimes, os investigados poderão responder por infrações previstas no artigo 273, §1º-A, do Código Penal, caso seja confirmada a nocividade dos produtos à saúde, além de receptação qualificada, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Essa operação representa um marco no enfrentamento ao mercado ilícito, realizada em parceria com órgãos de fiscalização, e reflete a política da PCDF de combate à pirataria, aos crimes contra as relações de consumo e à violação de propriedade industrial.

A comercialização de produtos falsificados gera prejuízos significativos às marcas, à concorrência justa, às relações de consumo e ao próprio Estado. Em 2024, o Brasil sofreu um impacto de R$ 468 bilhões devido ao mercado ilegal, sendo o setor de perfumes e cosméticos o 13º mais prejudicado.

A PCDF ressalta que os cosméticos falsificados são produzidos sem controle de qualidade, utilizando ingredientes não testados dermatologicamente e desrespeitando normas legais e regulatórias. As condições de fabricação costumam ser precárias, com falta de higiene e temperaturas inadequadas para o processo. Essa ausência de boas práticas pode causar graves riscos à saúde, como erupções cutâneas severas, infecções nos olhos e cicatrizes permanentes.

O nome da operação, Nefertem, faz referência a uma divindade egípcia associada à flor de lótus, ao sol e aos perfumes, sendo considerado um deus da criação e da luz.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.