A Polícia Civil de Goiás, por meio da Central de Flagrantes e Pronto Atendimento ao Cidadão – 1ª DRP, prendeu em flagrante neste domingo (22) quatro mulheres suspeitas de fazer parte de um grupo criminoso especializado no golpe do “book fotográfico”. A prisão ocorreu em um hotel de luxo localizado em Goiânia.
Conforme as investigações, o grupo, vindo de São Paulo, utilizava uma empresa para atrair vítimas com falsas promessas de inserir crianças no mercado publicitário. Para dar credibilidade ao esquema, as suspeitas se apresentavam em nome de marcas renomadas, grandes empresas e até instituições financeiras, oferecendo serviços para a produção de catálogos publicitários.
Foi apurado que diversas vítimas assinaram contratos fraudulentos, incluindo uma que chegou a pagar R$ 12 mil. As fotos feitas durante as sessões eram armazenadas nos dispositivos das criminosas e nunca eram encaminhadas para o mercado publicitário, evidenciando a intenção de enganar as vítimas.
As quatro mulheres foram autuadas por estelionato, associação criminosa e infrações contra as relações de consumo.
A Polícia Civil de Goiás reforça a importância de verificar a idoneidade de empresas e propostas antes de efetuar qualquer pagamento, principalmente em casos relacionados a oportunidades de trabalho.