Na manhã desta terça-feira (9/9), as polícias civis de Minas Gerais (PCMG) e de São Paulo (PCESP) iniciaram a operação Duplicata Vencida, que desarticulou uma organização criminosa especializada em estelionatos. Durante a ação, oito pessoas foram presas e 56 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades mineiras de Uberlândia, na região do Triângulo, e Ibiá, no Alto Paranaíba.
De acordo com as investigações da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itapeva, ligada à PCESP, o grupo aplicava golpes em empresas que vendem agrotóxicos e outros produtos de consumo nos estados de São Paulo e Minas Gerais, causando prejuízos significativos. A operação de hoje teve como objetivo interromper as atividades criminosas relacionadas à compra de agrotóxicos, lubrificantes, adubo, maquinário de ração e sementes.
Os suspeitos se passavam por produtores rurais e adquiriram mercadorias de alto valor, utilizando documentos falsificados de uma empresa com sede em Itapeva, interior paulista, para revender em cidades como Uberlândia, Ituiutaba, Perdizes e Itumbiara.
Com base nas investigações, foram emitidas ordens judiciais para buscas e prisões. Durante a operação, diversos objetos relevantes para as investigações foram apreendidos, incluindo celulares, documentos e equipamentos eletrônicos. As oito pessoas detidas foram levadas à Delegacia Regional em Uberlândia e, posteriormente, ao sistema prisional.
A operação contou com a participação de cerca de 80 policiais civis de ambos os estados.