-
Home / Brasil / PM impede distribuição de comida à população de rua em São Paulo

PM impede distribuição de comida à população de rua em São Paulo

PM impede distribuição de comida à população de rua em São Paulo

ONG foi impedida de realizar ação três vezes em um mês; vereadora denunciou o caso ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania

A ONG Mãos na Massa foi impedida pela Polícia Militar, pela terceira vez este mês, de entregar comida à população de rua em São Paulo. A situação foi denunciada pela vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL) à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania.

De acordo com a denúncia, a PM informou que eles não poderiam mais realizar as entregas por determinação da Prefeitura, com a justificativa de que a ONG precisaria do Termo de Permissão de Uso (TPU) para continuar com as ações. No entanto, esse tipo de autorização é concedido a ambulantes que trabalham em calçadas e vias públicas e que comercializam produtos, e não para quem faz doações.

Questionado, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que não poderia falar pela PM, mas que “não existe a necessidade de TPU [Termo de Permissão de Uso] para fazer distribuição de comidas”. Nunes classificou a situação apenas como “desinformação”.

“O que houve, com certeza, foi uma desinformação com relação a essa situação, porque já é a segunda vez que a gente escuta. Eu vi o vídeo, me mandaram o vídeo do policial militar, muito educado, conversando com a pessoa, falando ali que precisaria desse documento. É só uma questão de desinformação”, disse durante evento público.

Na denúncia, a vereadora pede apuração dos fatos e tomada de providências, além de audiência para tratar da questão.

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) também se manifestou sobre a situação. Em uma publicação no X (antigo Twitter), ela afirma que acompanha o caso junto com a ativista Amanda Paschoal. “Dar comida para quem precisa não é crime. E a tentativa de proibir isso mostra uma profunda desumanidade dos gestores de São Paulo”, declarou.

O que diz a SSP

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que segue a Lei nº 15.947, de 26 de dezembro de 2013, que dispõe sobre as regras para a distribuição de comida em áreas públicas.

A pasta ainda informou que vai se reunir com o poder público “para buscar uma solução que não impacte negativamente a população que depende dessas ações beneficentes”.


Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.

Fato Novo com informações: Revista Fórum

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.