No início da noite, a equipe de patrulhamento tático do GTOP 45 recebeu informações sobre um furto que ocorreu em uma distribuidora no Núcleo Bandeirante. O crime havia sido registrado pouco antes, e as primeiras informações indicavam um veículo Fiat Fiorino branco, que era conduzido por um suspeito, um homem de 38 anos.
Os policiais se dirigiram ao local do incidente e, ao conversarem com os funcionários, obtiveram detalhes sobre o veículo e confirmaram que a proprietária já estava na 11ª Delegacia de Polícia registrando a ocorrência. No estabelecimento, foi possível obter o número do boletim de ocorrência da PCDF e coletar imagens do crime, incluindo um outro furto realizado no mesmo comércio pelo mesmo autor, que ocorreu em 2022.
Com essas informações, o GTOP 45 acionou o serviço de inteligência da PMDF. Minutos depois, foi informada a localização do veículo circulando pela Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). A equipe intensificou o patrulhamento e, com o apoio da Cavalaria (RPMOM), conseguiu localizar o automóvel, que tinha dois ocupantes.
Por meio de sinais sonoros e luminosos, foi dada a ordem de parada, que foi prontamente atendida pelo motorista. Durante a busca pessoal, nada ilegal foi encontrado. No entanto, o homem estava vestindo as mesmas roupas que usou durante o furto. Ao inspecionar o veículo, os policiais encontraram uma garrafa de bebida semelhante àquela que havia sido furtada, além de uma porção de substância esverdeada, que parecia ser maconha. A passageira, uma mulher de 29 anos, assumiu a posse da droga.
Diante dos fatos, ambos foram levados à 27ª Delegacia de Polícia. O condutor foi autuado em flagrante pelo crime de furto, enquanto a passageira recebeu um termo circunstanciado por uso e porte de substância entorpecente. O veículo foi apreendido e encaminhado à central de flagrantes.
Conforme investigado, o autor já possui várias passagens anteriores por furto, roubo e receptação.