Na manhã desta sexta-feira (18), a Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de Trindade – 16ª DRP, realizou uma operação para cumprir quatro mandados de prisão e quatro de busca e apreensão. Durante a ação, além das prisões, foram apreendidos três celulares e 17 chips de operadoras telefônicas.
O grupo criminoso aplicava golpes em vítimas, fingindo ser um parente próximo — geralmente um sobrinho. Eles alegavam ter sido detidos pela polícia por portar uma arma de fogo. Sob essa falsa alegação, pediam inicialmente valores entre R700eR 700 e R 1 mil para que os supostos “policiais” liberassem o parente. Sem desconfiar do golpe, as vítimas, em sua maioria idosos, realizavam transferências via PIX para ajudar o familiar fictício.
Ao perceberem que as vítimas estavam dispostas a colaborar, os criminosos passavam a exigir quantias ainda maiores, insistindo até conseguirem valores expressivos. Após as investigações, foi constatado que o grupo fez 43 vítimas em Goiás e 10 em outros estados.
Os suspeitos foram identificados e responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa. Esta operação reforça o compromisso da Polícia Civil de Goiás em proteger a população, especialmente os idosos, e combater crimes que violam a confiança e segurança das pessoas.