-

Polícia Civil prende investigado que se passava por diversos personagens para oferecer cursos falsos, em Caldas Novas

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de Caldas Novas – 19ª DRP, efetuou nessa segunda-feira (28) a prisão em flagrante de Roberto Cohen (que também responde como Zigmund Cohen – em suposta nacionalidade Israelense), de 56 anos, suspeito de praticar o crime de falsificação de documentos e símbolos públicos. A investigação identificou que Cohen estabeleceu uma organização social em Caldas Novas. Ocorre que tanto as placas afixadas na sede do estabelecimento, quanto a página da organização na internet, apresentam informações inverídicas e inconsistentes, o que levantou suspeitas de que o indivíduo pudesse estar falsificando documentos e praticando outros delitos conexos. Diante disso, a Polícia Civil representou por busca e apreensão no local, medida deferida pelo Poder Judiciário.

Ao cumprir a busca no estabelecimento, onde Cohen também havia fixado sua moradia, foram encontrados: um simulacro de arma de fogo, fardamentos, brevês e insígnias de missão de paz da ONU, inúmeros diplomas de faculdades brasileiras e estrangeiras para cursos – inclusive de pós-doutorado (PhD) – nas áreas de medicina (neurocirurgia robótica, genética, medicina molecular, medicina preventiva etc), psicologia, farmácia, fisioterapia, direito, administração, física quântica e astrofísica, além de diplomas com emblemas da Agência de Inteligência dos EUA, para cursos de contraterrorismo e inteligência internacional. Também foram encontrados diversos crachás, carteiras e identidades funcionais supostamente de autarquias federais, embaixadas, agências nacionais e internacionais, entidades eclesiásticas e outros órgãos. Dentre esses documentos e demais objetos (inclusive um passaporte diplomático), alguns estavam em português, em inglês e outros até mesmo em hebraico, com os nomes Roberto e/ou Zigmund Cohen. Em “cartões de visita” de Cohen, há menção de escritórios localizados em Washington DC e Nova Iorque/EUA.

Cohen foi autuado por falsificação de documentos públicos e privados e uso indevido de marcas, logotipos e símbolos da Administração Pública. Em seguida, foi encaminhado ao presídio local. A investigação prossegue a fim de identificar se há outros envolvidos na prática das infrações penais e se outros delitos foram praticados, como estelionato e/ou exercício ilegal da medicina. A divulgação da identidade e imagem do investigado foi feita mediante despacho do delegado responsável, com respaldo na Lei 13.869/2019, Portaria Normativa 547/2021/DGPC, tendo em vista o interesse público em se identificar possíveis outras vítimas.

 

 

 

 

 

LEITORES ONLINE:

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

LEITORES ONLINE