O Governo do Distrito Federal, por meio do Instituto Brasília Ambiental, está ouvindo a população sobre um novo projeto habitacional que será desenvolvido na QNR 6, em Ceilândia. A consulta pública já está disponível e pode ser respondida de forma totalmente online, entre esta segunda-feira (3) e o dia 17 deste mês.
A superintendente de Licenciamento Ambiental do instituto, Nathalia Almeida, destaca que esse formato de evento amplia a participação: “Realizamos uma participação completamente online para expandir as contribuições, permitindo que as pessoas analisem a proposta de qualquer lugar e a qualquer momento, sem estarem restritas ao horário de funcionamento do instituto.”
“As melhores políticas públicas são construídas junto com as pessoas”, afirma a vice-governadora Celina Leão.
O projeto prevê o parcelamento de uma área de aproximadamente 49 hectares para a construção de cerca de 750 moradias, incluindo casas e apartamentos. O espaço também incluirá áreas comerciais, de serviços, lazer e equipamentos públicos, como escolas e postos de saúde. A intenção é atender famílias em situação de vulnerabilidade social, dentro da política habitacional do Governo do Distrito Federal (GDF).
Licenciamento
A consulta é uma etapa fundamental do licenciamento ambiental, que avalia os impactos e as condições para a implementação de grandes projetos. Para o presidente da autarquia, Rôney Nemer, a participação da população é essencial, pois são os moradores locais que mais sentem os efeitos das obras e das moradias concluídas. “Todos devem expressar suas opiniões, necessidades e desejos”, afirma o gestor.
“As melhores políticas públicas são construídas junto com as pessoas”, avalia a vice-governadora Celina Leão. “Essa consulta é um passo importante para que o projeto habitacional atenda às reais necessidades da comunidade e fortaleça o diálogo com os cidadãos.”
Participar é fácil: basta acessar o formulário eletrônico, preencher os dados pessoais e registrar sugestões, críticas ou comentários sobre o projeto. É possível opinar sobre temas como meio ambiente, trânsito, infraestrutura e equipamentos públicos, além de anexar documentos, se desejado.
Após o prazo, todas as contribuições serão analisadas pela equipe técnica. Um relatório será elaborado e disponibilizado no site do Brasília Ambiental, mostrando como as opiniões da sociedade foram consideradas no processo. Dúvidas sobre a consulta ou sobre o projeto podem ser enviadas para os e-mails licenciamento.ibram@gmail.com ou sulam@ibram.df.gov.br.
Com informações do Brasília Ambiental.








