-
Home / Brasil / Primeiro registro fotográfico da Bahia é tema de curso on-line gratuito sobre Guilherme Gaensly

Primeiro registro fotográfico da Bahia é tema de curso on-line gratuito sobre Guilherme Gaensly

Curso oferecido pelo Instituto Flávia Abubakir sobre a trajetória do fotógrafo suíço-brasileiro será realizado nos dias 12 e 14 de novembro

O Instituto Flávia Abubakir está oferecendo um curso on-line e gratuito sobre a trajetória de Guilherme Gaensly (1843-1928), fotógrafo suíço-brasileiro que marcou a história visual do Brasil. Gaensly foi um dos pioneiros na produção de imagens fotográficas sobre a Bahia, criando o que pode ser considerado o primeiro grande registro imagético da primeira capital brasileira. O curso, que será ministrado pelo historiador e professor Daniel Rebouças, nos dias 12 e 14 de novembro, vai mostrar como sua obra impactou a construção visual do país.

Para Rebouças, a iniciativa representa uma oportunidade única de aprofundar a análise sobre como as fotografias de Gaensly não só documentaram a Bahia do século 19, mas também ajudaram a consolidar representações simbólicas e políticas da jovem nação brasileira, contribuindo para um imaginário visual de poder e beleza.

A atividade faz parte do projeto Capítulos do retratismo na Bahia, uma iniciativa que explora a linha de pesquisa “A Bahia e o mundo das imagens (séculos 19 e 20)”, do Instituto Flávia Abubakir. No curso, os participantes terão a oportunidade de conhecer e discutir o contexto histórico dos primeiros registros fotográficos da Bahia, desde pioneiros como Victor Frond, Benjamin Mulock e Rafael Ordonez, até o desenvolvimento do trabalho de Gaensly, notadamente com o álbum Vue da Bahia e a série Grande Collection de Vue da Bahia, ambos parte da coleção do instituto. O curso é voltado para historiadores, geógrafos, comunicadores, fotógrafos, professores, estudantes e pessoas interessadas em fotografias.

O Instituto Flávia Abubakir se compromete a promover o desenvolvimento humano por meio de ações inclusivas e de preservação da memória histórica e cultural, contribuindo para a construção de um futuro melhor.

Poder e Encanto: A Fotografia de Guilherme Gaensly na Bahia (Século 19)

Data: 12 e 14 de novembro
Horário: 18h30 às 21h

Formato: Online e gratuito (com certificação)

Inscrições:www.institutoflaviaabubakir.org

Cronograma:
Aula 01
– Introdução: Guilherme Gaensly e o início da fotografia no Brasil (1839-1881)

– Primeiras visualidades fotográficas sobre a Bahia: Victor Frond (1858), Benjamin Mulock (1859) e Rafael Ordonez (1862)

Aula 02
– A Bahia de Gaensly? Um olhar sobre o álbum “Vue da Bahia” e a série “Grande Collection de Vue da Bahia”

Sobre o Instituto Flávia Abubakir

Fundado em 2021 por Flávia e Frank Abubakir, o Instituto Sociocultural Flávia Abubakir é uma entidade privada sem fins lucrativos que apoia projetos sociais e culturais em Salvador (BA), como escola e centro de saúde comunitários. Além disso, o Instituto preserva um vasto acervo histórico e artístico com itens dos séculos XVI ao XXI, promovendo a digitalização e acesso online para pesquisadores e o público, contribuindo para a valorização da memória cultural e histórica do Brasil.

Saiba mais: Link


 

Fonte: Instituto Flávia Abubakir

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.