Santa Maria recebeu, nesta sexta-feira (22), o programa Atendimento em Movimento, que oferece serviços e orientações à população. A iniciativa, da Secretaria de Atendimento à Comunidade do DF (Seac-DF), visa estabelecer um canal direto entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e os cidadãos, facilitando o acesso a informações e a resolução de demandas de maneira prática. Desde o início do programa em 2023, já foram realizados mais de 11 mil atendimentos, com 4.807 registros apenas em 2025 até agora.
O projeto conta com duas vans equipadas que levam atendimento a quem mais precisa, especialmente aqueles que têm dificuldades em acessar informações sobre os serviços governamentais. Nesta semana, além de Santa Maria, as regiões do Núcleo Bandeirante, Gama, Jardim Botânico e Riacho Fundo II também receberam a ação. Em média, a van itinerante realiza 21 atendimentos por dia.
“A procura é tão intensa que frequentemente somos chamados para auxiliar outras secretarias, o que reforça a confiança no nosso trabalho. Muitas vezes, precisamos deslocar servidores para ajudar outras comunidades, sempre em espírito de colaboração”, afirma o subsecretário de Atendimento à Comunidade, Adval Cardoso.
11 mil
É o total de atendimentos realizados desde a criação do programa, em 2023.
Segundo ele, o cronograma mensal prevê que o programa passe por todas as regiões administrativas, com ajustes para atender solicitações emergenciais de parceiros ou da comunidade. “Nosso foco não está apenas na quantidade de atendimentos, mas na inclusão e na equidade. É claro que em áreas como Ceilândia ou Sol Nascente a demanda é muito maior do que em regiões como Cruzeiro ou Plano Piloto, mas precisamos garantir nossa presença em todas elas. Muitas vezes, um morador do Plano Piloto, por exemplo, trabalha longe de casa e solicita um ponto de atendimento próximo ao seu trabalho, e buscamos atender a essas necessidades.”
De acordo com o subsecretário, as demandas relacionadas à saúde, especialmente para marcação de exames e consultas, são as mais comuns, seguidas pelos programas de assistência social. “O número de pessoas buscando esses benefícios é enorme, por isso essas demandas se destacam naturalmente. Buscamos sempre dar uma resposta rápida, dentro do prazo médio de 30 dias, e informamos o cidadão sobre protocolos e canais de acompanhamento”, destaca Cardoso.
Ele conclui que o objetivo é equilibrar os atendimentos, de modo que, ao final do ano, todas as 35 regiões administrativas do Distrito Federal tenham sido atendidas. “Estamos onde o povo precisa, respeitando as especificidades de cada região e garantindo que o atendimento seja igualitário para a população.”
Cícera Soares, 48 anos, aproveitou a oportunidade para registrar antigas demandas: “Esse tipo de serviço facilita muito o nosso dia a dia.”
A Seac adaptou vans equipadas com computadores, frigobar, armários e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo um atendimento confortável e inclusivo. O programa também realiza ações conjuntas em diferentes regiões do DF. Neste sábado (23), haverá atendimento em Água Quente, com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran e Polícia Civil.
Proximidade
Os profissionais que atuam na van também abordam pessoas que passam perto do local de atendimento. Foi assim com a aposentada Diana Guimarães, 68 anos, moradora de Santa Maria. “Eu não vim buscar atendimento, encontrei a van por acaso, passando perto de casa, e a moça me abordou. O atendimento foi muito bom, a moça foi muito educada. Aproveitei para falar das minhas dificuldades, principalmente na área da saúde. Tenho exames e até uma cirurgia pendente, e acabei desabafando. Acho essa iniciativa muito importante e deveria acontecer mais vezes na cidade, até perto dos postos de saúde. Isso facilita bastante, porque evita que a gente tenha que ir até o centro para resolver as coisas”, relata.
Já Cícera Soares, 48 anos, aproveitou a oportunidade para registrar demandas antigas. “Vim buscar solução para um buraco em frente à minha casa, que já existe há anos, e também para pedir encaminhamento de exames. Estou há mais de um ano na fila de ressonância, inclusive para a cabeça, além de outras consultas. Acabei de chegar e já achei o atendimento ótimo. Esse tipo de serviço facilita muito o nosso dia a dia”, avalia. “É essencial que o governo esteja mais presente na vida do povo e se preocupe com a população. A presença desses atendimentos em diferentes regiões, como Santa Maria e Taguatinga, é muito importante e sempre bem recebida”, conclui.