-
Home / Geral DF / Quem é Hatsune Miku, a idol virtual que tomou a internet brasileira

Quem é Hatsune Miku, a idol virtual que tomou a internet brasileira

Afinal, quem é ela? Como surgiu? Por que é tão famosa? Sanamos todas as dúvidas aqui!

Febre no Japão há anos, Hatsune Miku tomou a internet brasileira nas últimas semanas, com uma avalanche de memes e artes que imaginam versões nacionais da personagem — com direito até latinhas de Guaraná Antarctica, biquíni e chinelo.

Muitos brasileiros, no entanto, não conheciam Miku antes do estouro nas redes sociais, o que levou a vários questionamentos. Afinal, quem é ela? Como surgiu? Por que é tão famosa? Por isso, decidimos bolar uma breve explicação para sanar todas as dúvidas!

Quem é Hatsune Miku?
Foto oficial de produtos da Hatsune MikuHoje em dia, há muito merchandising de Miku por todo o mundo (Imagem: Crypton Future Media/Divulgação)

Com cabelos longos e azuis, Hatsune Miku é uma garota de 16 anos que é considerada como uma sensação musical do Japão. O que a torna especial é que ela não existe — não da forma como você e eu, caro leitor, existimos.

Ela é, na verdade, uma persona virtual criada em 2007 por Sasaki Wataru, um desenvolvedor da Crypton Future Media, empresa japonesa de softwares musicais.

Assim, Miku também é um software musical, originalmente criado para um programa de sintetização de voz chamado Vocaloid, que usuários do mundo inteiro podem usar para a produção de músicas com vozes geradas por computador.

Só que a intenção da Crypton era fazer com que ela também se tornasse um produto da indústria japonesa, que conversasse com a cultura do país. Então, Wataru começou a pensar no que poderia popularizá-la como uma idol virtual, escolhendo um tom levemente agudo — que é baseada na voz da atriz e dubladora Fujita Saki —, cabelos coloridos e personalidade energética.

Foto oficial de um festival ao vivo de Hatsune MikuA voz de Miku é baseada no sintetizador Yamaha DX7, que é conhecido por produzir sons metálicos e altos, e isso reflete na paleta de cores do visual da idol (Imagem: Crypton Future Media/Divulgação)

Com todos os preparativos feitos, o “lançamento” de Hatsune Miku aconteceu em 2007 e ela, rapidamente, se tornou um fenômeno no Japão.

O próprio criador, Wataru, atribui esse rápido sucesso a dois principais motivos. O primeiro é o estilo de vida da sociedade japonesa, em que a maioria é bem caseira e cultiva hobbies em casa, como usar Vocaloids. E, é claro, a ascensão do uso da internet e de tecnologias de comunicação na década de 2000.


“Foi nessa época que as pessoas começaram a se comunicar principalmente por meio da internet e a soltar a criatividade em vídeos e coisas do tipo. Assim, escrever músicas autorais e usar Hatsune Miku para cantá-las se tornou algo comum”, explicou ao portal Click Nippon. Consequentemente, uma legião de fãs foi construída, fazendo muitos cosplays, vídeos, músicas e até karaokês de Miku pipocarem em território japonês.


Em 2009, a Crypton inaugurou eventos presenciais e festivais ao vivo com Hatsune Miku, em que gráficos tridimensionais são usados para a performance da idol no palco, além de investir em peso no marketing e merchandising da personagem. Isso a levou até a outras mídias, com jogos como Hatsune Miku: Project DIVA (2009) e Hatsune Miku: Project DIVA Mega Mix+ (2020), e em músicas de abertura nos animes Akikan! e Yamishibai: Ghost Stories.

E o resto é história! Desde então, Miku ganhou muita fama fora de território japonês e se tornou conhecida no mundo inteiro, até no Brasil.

Até a publicação desta matéria, a sintetização de voz da Hatsune Miku está presente em mais de 100 mil músicas e 170 mil vídeos ao redor do mundo. Além de ter 900 mil seguidores no Facebook e ter colaborado com marcas como SEGA, Toyota, Google e mais.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Jovem Nerd

 

 

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.