Quem já quebrou um dente ou enfrentou uma dor intensa sabe como é crucial ter acesso a atendimento rápido, mesmo fora do horário comercial. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde (SES-DF) investiu na melhoria do pronto-socorro odontológico do Hospital Regional do Gama (HRG), proporcionando tecnologia e maior conforto tanto para pacientes quanto para os profissionais da unidade.
O setor agora possui novos equipamentos, incluindo um aparelho de radiografia periapical, canetas de alta e baixa rotação e novas cadeiras odontológicas. Além disso, o espaço físico foi ampliado e climatizado. Para otimizar o fluxo de trabalho, a equipe foi fortalecida com a realocação de uma técnica em saúde bucal e a colaboração de estagiários do Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos (Ceplac).
“Após a modernização, observamos um crescimento significativo na assistência aos pacientes. Antes, a média era de 22 atendimentos mensais. Agora, conseguimos atender até 312 pessoas”, afirma a supervisora de Odontologia do HRG, Carmem Xavier.
A SES-DF investiu mais de R$ 4 milhões na modernização dos consultórios odontológicos e seus equipamentos. Para a Região de Saúde Sul (Gama e Santa Maria), onde o HRG está situado, foram adquiridos 44 consultórios, 273 canetas de alta rotação, 266 micromotores, 266 contra-ângulos, 49 peças retas, 63 cadeiras tipo mocho e 41 estabilizadores. Essa renovação proporcionou uma infraestrutura mais moderna e eficiente.
Atendimento em Rede
Durante a semana, o pronto-socorro odontológico do HRG funciona à noite, e nos fins de semana, os atendimentos ocorrem durante o dia. Dessa forma, complementa as unidades básicas de saúde (UBSs), que atendem no período diurno.
“O principal benefício é aliviar a pressão sobre a Atenção Primária à Saúde (APS), oferecendo aos pacientes uma alternativa de atendimento odontológico de urgência quando as UBSs estão fechadas”, destaca Viviane Machado, Referência Técnica Distrital da Gerência de Odontologia da SES-DF.
Essa colaboração amplia e aprimora o atendimento odontológico no Gama e em Santa Maria. “Mudamos realmente a face da odontologia nesses locais. O serviço é excepcional e já está gerando ótimos resultados”, garante o superintendente da Região de Saúde Sul, Willy Filho.
Melhorias nas UBSs
A Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde (Diraps) da Região de Saúde Sul também tem se empenhado em melhorar a infraestrutura odontológica das UBSs. Uma das recentes melhorias foi a readequação e individualização dos consultórios odontológicos da UBS 2 do Gama, que, assim como o pronto-socorro do hospital, agora poderá atender um número maior de pacientes.
Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF).