-
Home / GDF / Restaurante Comunitário do Paranoá será reaberto nesta sexta-feira (3)

Restaurante Comunitário do Paranoá será reaberto nesta sexta-feira (3)

O Restaurante Comunitário do Paranoá será reaberto nesta sexta-feira (3), após um período de fechamento para reformas nas instalações. A unidade não recebia manutenção completa desde sua inauguração, há 20 anos. A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, confirmou a data e respondeu a perguntas da população e de deputados distritais durante uma audiência pública sobre o funcionamento dos restaurantes comunitários na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nesta terça-feira (30).

“É fundamental esse espaço para ouvir a população. Eu quis estar aqui hoje porque precisamos desse termômetro. Colocamos uma caixinha [para avaliação do atendimento] em cada restaurante comunitário, e podem ter certeza de que lemos e ouvimos tudo”, afirmou Ana Paula Marra.

Principais temas abordados pela secretária na reunião com os parlamentares

Restaurante Comunitário de Planaltina

Ana Paula Marra anunciou que a reabertura do restaurante de Planaltina está prevista para a primeira quinzena de novembro, mas que fará estudos com as áreas técnicas para tentar antecipar a entrega para outubro. “A Secretaria irá disponibilizar ônibus gratuito para a população almoçar no Restaurante Comunitário de Sobradinho II, a partir de 9 de outubro, com saídas às 10h40 e às 12h”, acrescentou.

Quantidade de refeições por pessoa

O deputado Joaquim Roriz Neto pediu esclarecimentos à secretária sobre o cumprimento da lei de sua autoria, que garante que toda pessoa com cadastro único tenha direito a quatro refeições, geralmente em marmitas. Atualmente, cada pessoa tem direito a apenas duas refeições. A secretária explicou que um dos desafios é o saldo contratual, além do uso indevido da medida que permitia mais de duas refeições por pessoa durante a pandemia de Covid-19.

“Se liberarmos quatro, cinco, seis, dez, ocorrerá o que aconteceu na pandemia: a venda de marmitas, empresas que compram para todos os funcionários e não pagam o vale-alimentação”, destacou Ana Paula Marra.

A secretária também mencionou o desafio de informatizar a bilheteira dos restaurantes comunitários para identificar quem possui Cadastro Único, permitindo a efetivação da medida no futuro. A Sedes já começou a cadastrar frequentadores em algumas unidades, como Varjão, Itapoã, Paranoá e Santa Maria.

Segurança nas unidades

Ana Paula informou que, além das câmeras internas, todos os restaurantes comunitários terão câmeras de segurança externas, visando prevenir furtos e identificar suspeitos em caso de brigas, entre outras situações.

A gestora também anunciou que os novos contratos com empresas terceirizadas preveem a presença de dois vigilantes por unidade e mencionou que está estudando a implementação de detectores de metais nas entradas e saídas dos restaurantes, medida que foi bem recebida pelo público presente na audiência pública.

“Temos muitos furtos de talheres, como garfos e facas. Fizemos um teste com talheres de plástico, mas como cortar carne? Teríamos que oferecer carne picada… Então, são muitos detalhes”, revelou Ana Paula.

Por fim, Roriz Neto questionou a secretária sobre as condições de iluminação pública nas proximidades dos restaurantes. Ana Paula afirmou que se reunirá com a Companhia Energética de Brasília (CEB Ipes) para analisar a situação.

Toldos para filas

Ana Paula Marra destacou que o processo de instalação de toldos para filas nas unidades que não têm cobertura contra o sol está avançado. A implementação foi possível por meio de uma emenda do deputado. “Antes de nossa gestão, nenhuma emenda parlamentar era executada na Secretaria. Hoje, estruturamos uma equipe pequena, mas que conseguiu executar essa emenda para colocar toldos em todos os restaurantes comunitários onde a fila fica exposta ao sol”, comemorou Ana Paula.

A secretária também fez um balanço da ampliação dos serviços dos restaurantes comunitários. Medidas como a redução do preço do almoço de R3paraR 3 para R 1, a ampliação das refeições para café da manhã e jantar, e o atendimento também aos domingos e feriados aumentaram de seis milhões de refeições por ano até 2018 para 14 milhões em 2024. Ela ressaltou que a pesquisa de satisfação da população com os restaurantes comunitários alcançou 75%.

12 milhões

Número de refeições servidas nos restaurantes comunitários de janeiro a setembro.

“De janeiro a setembro, recebemos 78 reclamações sobre os restaurantes comunitários no DF. Isso representa apenas 0,005% em relação a 12 milhões de refeições servidas nesse mesmo período. Ou seja, em 12 milhões de refeições, tivemos 78 reclamações. Isso mostra que estamos no caminho certo, mas também que precisamos de todos vocês para melhorar esse serviço”, concluiu a secretária.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.