Na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta quarta-feira (12), o deputado distrital Ricardo Vale (PT) expressou sua preocupação com o fato de que protetores e cuidadores de animais em situação de rua estão sendo penalizados por condomínios ou acionados judicialmente por suas ações. Ele apontou que o DF enfrenta um grave problema com a população de cães e gatos abandonados, e a intervenção dos protetores ajuda a suprir a ausência de ações por parte do Estado.
Para o deputado, a expansão descontrolada da população de cães e gatos nas ruas é resultado da falta de uma política pública voltada para a castração desses animais. “A situação só não é pior porque há muitos protetores realizando esse trabalho, que o governo não faz. Contudo, para nossa tristeza, muitos desses cuidadores estão recebendo multas em condomínios. O Estado não age e os condomínios também não fazem nada, e acabam processando os cuidadores e protetores”, destacou Vale.
Ele mencionou que, na última sexta-feira, os protetores realizaram uma manifestação no condomínio Morada dos Nobres, após uma juíza impor uma multa de R$ 17 mil “a uma pessoa que está fazendo o que deveria ser responsabilidade do Estado”. “Felizmente, a Câmara acaba de aprovar uma lei que proíbe os condomínios de multarem os cuidadores. Esperamos que essa legislação seja sancionada em breve”, ressaltou.
O deputado também informou que no próximo sábado (15) haverá uma nova manifestação dos cuidadores, desta vez no condomínio Mansões Colorado, em Sobradinho II, que está dificultando o trabalho deles.








