A população do Distrito Federal pode solicitar serviços de manutenção para os equipamentos de ginástica nos Pontos de Encontro Comunitário (PECs) e parquinhos através do Portal Cidadão do Governo do Distrito Federal (GDF). As solicitações são avaliadas pela Divisão de Equipamentos Públicos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), que é responsável por inspecionar o local, verificar o estado dos equipamentos e decidir se a manutenção será realizada, se os equipamentos serão substituídos ou, em alguns casos, se o pedido será negado por falta de condições técnicas ou de projeto.
Atualmente, o DF possui mais de mil PECs espalhadas por várias regiões administrativas. A companhia realiza, em média, de 20 a 30 manutenções por mês, com custos que variam de R10milaR 10 mil a R 20 mil por intervenção. Esses valores incluem mão de obra, transporte, pintura e a substituição de peças. Parte dos serviços é financiada com recursos internos, mas a maior parte é realizada por meio de emendas parlamentares fornecidas por deputados distritais.
Como Funciona
Conforme explica Ramon Castro, chefe da Divisão de Equipamentos Públicos da Novacap, os cidadãos podem solicitar os serviços de duas maneiras. “As demandas chegam até nós pela administração regional ou através do Portal Cidadão. Além disso, fazemos vistorias periódicas com nossas próprias equipes. Em todos os casos, realizamos uma avaliação técnica para verificar a viabilidade da manutenção”, esclarece.
Após a solicitação, técnicos da Novacap realizam uma inspeção no local para determinar o tipo de intervenção necessária. Dependendo da situação, o equipamento pode ser reparado ou substituído. “Quando a maioria dos aparelhos de um PEC está danificada, por exemplo, fazemos a troca completa, instalamos um novo conjunto e recuperamos o antigo para reutilização em outro projeto”, detalha Ramon.
Além dos PECs, a Novacap também cuida da manutenção dos parquinhos públicos, que estão passando por um processo de reforma com um novo contrato avaliado em R$ 9 milhões. As equipes contam com a colaboração de reeducandos do sistema prisional, que ajudam na fabricação e recuperação dos equipamentos nas oficinas da companhia, unindo reinserção social e benefício coletivo.
Recentemente, a Diretoria das Cidades da Novacap entregou novos conjuntos de equipamentos na Candangolândia e na Fercal. “As manutenções e instalações de PECs e parquinhos são parte de um trabalho contínuo da Novacap para garantir espaços públicos de lazer e atividade física seguros e acessíveis a toda a população do DF”, ressalta o diretor das Cidades, Raimundo de Oliveira Silva.
Com informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).








