Na última quinta-feira (4/9), em São Gonçalo do Pará, na região Centro-Oeste do estado, foi realizada uma operação para investigar um galpão usado para a falsificação de sabão em pó. No local, cerca de 20 trabalhadores, incluindo três adolescentes, estavam atuando em condições insalubres. Também foi encontrado um caminhão carregado com sacos do tipo “bag”, além de outros recipientes contendo o produto em pó, embalagens vazias e caixas prontas para venda. Equipamentos como esteira, empilhadeira, balanças, paletes e maquinário utilizado no processo de falsificação foram apreendidos.
Estima-se que cerca de 56 toneladas de sabão em pó estavam armazenadas no imóvel, prontas para distribuição no mercado. Fiscais do Ministério do Trabalho participaram da operação, devido às condições de trabalho identificadas.
Inicialmente, 20 pessoas foram levadas para prestar depoimento na delegacia. Os envolvidos poderão ser responsabilizados por falsificação de produtos destinados ao consumo, violação de marca registrada e crimes contra as relações de consumo. O inquérito policial foi aberto e está em andamento.