-
Home / GDF / Secretaria de Saúde confirma segundo caso suspeito de intoxicação por metanol

Secretaria de Saúde confirma segundo caso suspeito de intoxicação por metanol

LEITORES ONLINE:

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou, na tarde desta sexta-feira (3), a notificação do segundo caso suspeito de intoxicação por metanol, registrado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brazlândia. Trata-se de um homem de 47 anos, residente em Goiás, que já foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

O primeiro caso, notificado na quinta-feira (2), envolve um paciente de 34 anos que está internado no hospital DF Star. Até o momento, não há confirmação em nenhum dos dois casos de que se trate efetivamente de intoxicação por metanol.

Casos Suspeitos

Ambos os casos atendem aos critérios de definição de caso suspeito conforme a nota técnica do Ministério da Saúde. Um paciente é considerado suspeito se tiver histórico de ingestão de bebidas alcoólicas e apresentar, após 12 horas da ingestão, a persistência ou agravamento de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: sintomas típicos de embriaguez acompanhados de desconforto gástrico, gastrite ou manifestações visuais, como visão turva, borrada, escotomas (pontos cegos) ou alterações na acuidade visual.

Ações

“O Governo do Distrito Federal (GDF) está tomando todas as medidas necessárias”, enfatizou o secretário de Saúde, Juracy Lacerda. As unidades da secretaria estão preparadas para atender possíveis casos suspeitos. A orientação é procurar um hospital do Sistema Único de Saúde ou uma Unidade de Pronto Atendimento.

“A embriaguez geralmente não apresenta mais sintomas após 12 horas. Se os sintomas persistirem além desse período ou houver sintomas específicos, como dor abdominal ou alterações na acuidade visual, o caso pode ser considerado suspeito”, explicou a secretária-executiva de Assistência à Saúde da SES-DF, Edna Marques.

Segundo a secretária-executiva, os profissionais de saúde oferecerão tratamento padronizado para pacientes com sintomas de embriaguez, como hidratação. Se o quadro clínico sugerir intoxicação, já existem protocolos estabelecidos para o atendimento, incluindo a realização de exames complementares, como a gasometria arterial. Todos os hospitais da SES-DF e as Unidades de Pronto Atendimento estão prontos para lidar com possíveis casos suspeitos.

“A Vigilância Sanitária atua de forma preventiva, visando a segurança da população”, afirmou Fabiano dos Anjos, subsecretário de Vigilância à Saúde.

Profissionais de saúde, tanto da rede privada quanto da pública, podem contar com apoio 24 horas do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) do Distrito Federal e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), unidades da Secretaria de Saúde que têm servidores disponíveis para esclarecer dúvidas e registrar ocorrências.

Prevenção

A Divisão de Vigilância Sanitária, ligada à SES-DF, também intensificou suas ações, em parceria com outros órgãos do GDF, como a Polícia Civil, Polícia Militar e DF Legal. “A Vigilância Sanitária atua de maneira preventiva, visando a segurança da população”, acrescentou o subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos Martins.

Com informações da Secretaria de Saúde

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque da Semana - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

CONHEÇA TAMBÉM

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.