A poucos meses do encerramento do ano letivo de 2025, os alunos da rede pública do Distrito Federal intensificam seus estudos para as provas finais. Para os estudantes da 3ª série do ensino médio, essa fase é ainda mais crucial. Com o intuito de apoiá-los, a Secretaria de Educação do DF (SEEDF), em colaboração com o Banco de Brasília (BRB), realiza a 2ª edição do Projeto GerAção Enem. A atividade, que aconteceu nesta terça-feira (21), marca o início de uma série de preparações intensivas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
O projeto visa aprimorar a preparação dos estudantes, promover equidade e aumentar o acesso ao ensino superior. A 2ª edição do evento contou com aulas das 9h às 15h, abordando disciplinas como matemática, redação, ciências humanas e sociais aplicadas, ativação corporal, ciências da natureza e suas tecnologias, teoria de resposta ao item (TRI) e língua portuguesa. Durante as atividades, os alunos receberam dicas práticas sobre como resolver questões, administrar o tempo durante a prova e manter o equilíbrio emocional, aspectos essenciais para um bom desempenho no exame.
A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, destacou que o Projeto GerAção Enem representa uma chance de transformação e incentivo para os jovens da rede pública: “Essa parceria acredita na educação e no potencial dos nossos estudantes. Quando trabalhamos juntos, abrimos caminhos para que mais jovens possam realizar o sonho de entrar na universidade,” ressaltou.
O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, enfatizou a importância da colaboração com a SEEDF para o Projeto GerAção Enem, reforçando o compromisso do banco público em apoiar a educação e ampliar oportunidades para os jovens da rede pública: “Essa parceria demonstra que juntos podemos transformar o futuro. Jovens, aproveitem cada aula, cada material e cada dica para acreditar no potencial de vocês e alcançar seus sonhos.”
Dicas úteis
Os estudantes do terceiro ano, Milka Cardoso e Arthur Duarte, destacaram o apoio motivacional recebido no projeto para a realização do Enem 2025. Entre os 350 alunos presentes na aula presencial, estava Milka Cardoso, 18 anos, do Colégio Cívico-Militar Centro Educacional (CED) 308 do Recanto das Emas. A aluna, que também está em um cursinho pré-vestibular, pretende cursar Nutrição ou Fonoaudiologia e ressaltou a relevância do GerAção Enem em sua preparação.
“Aprendemos muito, especialmente sobre redação e algumas disciplinas exatas. Além disso, as dicas sobre equilíbrio emocional ajudam a controlar a ansiedade típica dessa fase do terceiro ano. Esse evento nos deixará mais confiantes para enfrentar o Enem este ano,” afirmou a estudante.
Seu colega, Arthur Duarte, 18 anos, também aluno do CED 308 do Recanto das Emas, deseja cursar Física e destacou a importância de se preparar antecipadamente, especialmente nas áreas exatas, que exigem raciocínio lógico e concentração. “O apoio da escola e de programas como o GerAção Enem é essencial, não apenas para revisar o conteúdo, mas também para gerenciar o aspecto emocional, evitando nervosismo e lapsos durante a prova. Equilibrar conhecimento e gestão do tempo é fundamental para chegar confiante ao Enem,” disse o participante.
Orientações para o pós-prova
Hélvia Paranaguá afirmou: “Quando trabalhamos juntos, abrimos caminhos para que mais jovens realizem o sonho de ingressar na universidade.” Além das dicas para controle do tempo durante a prova e equilíbrio emocional, os alunos receberam orientações sobre o que fazer após o Enem, incluindo informações sobre universidades nacionais e internacionais que aceitam a nota do exame, bem como sobre as seleções do Sisu, Prouni e Fies.
A professora Regina Cotrim, uma das palestrantes do evento, destacou que conhecer essas oportunidades ajuda os estudantes a se sentirem mais seguros e preparados para tomar decisões sobre seu futuro acadêmico. “Quanto mais informação os alunos tiverem sobre como utilizar a nota do Enem, mais tranquilos e confiantes estarão para enfrentar a prova e planejar o futuro,” comentou.
A preparação também incluiu uma aula especial sobre a estrutura da prova e o método Teoria de Resposta ao Item (TRI), ministrada pelo professor Ney Vieira. Ele explicou que o Enem é uma prova que exige estratégia e coerência, orientando os alunos a começarem pelas questões mais fáceis, seguirem para as médias e deixarem as mais difíceis para o final, ressaltando a importância de planejar o tempo e dosar os esforços. “Fazer prova não é apenas responder questões, é ter estratégia, disciplina e resiliência. Quem souber usar o tempo e a TRI com inteligência pode transformar sua nota e conquistar grandes oportunidades,” enfatizou o educador.
Esta foi a segunda edição do projeto para o professor, que destacou que o aprendizado também é aplicável a outros vestibulares e concursos. Ele relembrou que uma aluna da edição anterior conquistou a aprovação na Universidade de Coimbra, em Portugal.
A professora Tatiana Brasileiro, responsável pela aula de redação no evento, também destacou o retorno positivo de alunos da edição passada, que obtiveram boas notas e aprovações em cursos concorridos, como Medicina na Universidade de Catalão. “Quando o estudante vai para a prova com a estrutura correta e confiança, consegue produzir melhor e aumentar sua nota, realizando o sonho da aprovação,” concluiu a professora.
Com informações da Secretaria de Educação do DF