Com o intuito de ressaltar a importância do combate à violência doméstica e familiar, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) lança, neste mês de agosto, uma campanha de conscientização que enfatiza o papel de toda a sociedade na proteção das mulheres. Essa iniciativa faz parte das ações do Agosto Lilás, um período dedicado à prevenção da violência de gênero, e será promovida principalmente nas redes sociais da secretaria.
O primeiro vídeo da campanha já está disponível e convida cada cidadão a refletir sobre seu papel na criação de um Distrito Federal mais seguro para as mulheres.
“A violência doméstica afeta todas as camadas da sociedade, e o combate a essa questão precisa ser coletivo. Essa campanha reafirma nosso compromisso de unir esforços, mobilizar a população e fortalecer as políticas públicas que protegem as mulheres”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Esta não é a primeira campanha focada na prevenção da violência doméstica e na proteção das mulheres. A SSP-DF realiza ações integradas, como campanhas contínuas de conscientização, capacitação de servidores e programas estratégicos, como o Ressignificar, que já qualificou mais de 26 mil profissionais da segurança pública para um atendimento mais humanizado às vítimas.
“Mais do que uma mobilização pontual durante o Agosto Lilás, queremos deixar claro que prevenir e combater a violência contra a mulher é um compromisso diário que orienta nossas políticas públicas e o trabalho de todo o sistema de segurança do Distrito Federal”, acrescenta Avelar.
Integração entre forças e órgãos
Para a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Regilene Siqueira, a nova campanha é um convite à reflexão, à denúncia e à ação. “Ao envolver todos como corresponsáveis, a SSP-DF enfatiza que proteger as mulheres é um dever coletivo e que Brasília pode se tornar um exemplo nacional na luta contra a violência doméstica”.
A campanha mobiliza órgãos do Governo do Distrito Federal e forças de segurança, permitindo que a mensagem alcance o maior número possível de pessoas e fortaleça os canais de denúncia e acolhimento.
O material também será distribuído aos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), com o objetivo de criar uma rede de conscientização ainda mais ampla.
As equipes de comunicação das diferentes forças de segurança — Polícia Civil e Militar (PCDF e PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) — também estão promovendo a campanha em suas redes e produzindo materiais específicos.
“A campanha conjunta, que divulga os canais de denúncia, complementa o trabalho realizado pela Segurança Pública. Campanhas publicitárias preventivas desempenham um papel fundamental, pois sensibilizam a população sobre comportamentos responsáveis”, conclui Paulo Henrique Albuquerque, chefe da Assessoria de Comunicação da SSP-DF.
Com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF)