O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Governo do Distrito Federal celebra uma década de utilização na administração pública. Para comemorar essa data e os resultados obtidos, a Secretaria de Economia (Seec) organizou, nesta terça-feira (16), o Workshop SEI-GDF 10 anos, na Escola de Governo (Egov).
O evento, que coincide com o Decreto nº 36.756/2015, reuniu servidores que participaram da implementação da plataforma, que modernizou a tramitação de processos no GDF e aprimorou o atendimento à população.
“Esse é um marco conquistado por servidores que enfrentaram desafios e demonstraram a importância da inovação. O reconhecimento é da equipe da Lucirene de Almeida Carneiro, subsecretária de Gestão de Processos Eletrônicos e Inovações, que representa todos os envolvidos na implementação”, afirmou o secretário-executivo de Gestão Administrativa, Ângelo Roncalli de Ramos Barros.
Nos últimos dez anos, o SEI passou por diversas inovações tecnológicas e atualizações. Atualmente, o GDF utiliza a versão 4.1.5, que trouxe melhorias no envio de e-mails e na visualização de processos.
O secretário Wisney Alves Oliveira, à frente da Secretaria-Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação, comentou sobre os desafios e conquistas da área: “Somos um suporte para todas as secretarias e para o governo como um todo. Um dos grandes desafios que liderei foi a migração de sistemas, como o SEI e o Sitaf, da área fazendária e tributária. Durante essa jornada, a equipe garantiu também o funcionamento da TI que mantém o GDF ativo.”
O secretário de Economia do DF, Daniel Izaias de Carvalho, comparou o SEI aos serviços de streaming de música. “Costumo dizer que o SEI é para a administração pública o que o Spotify é para ouvir música. Antes, era preciso ligar para o rádio e pedir uma canção; hoje, ninguém imagina ouvir música dessa forma. Da mesma forma, não conseguimos pensar em processos administrativos fora do SEI.”
Em seguida, ele destacou o impacto da inovação na gestão pública. “Nosso desafio agora é continuar evoluindo de maneira cooperativa, criando ferramentas que tornem a administração mais ágil, conectada e capaz de oferecer serviços públicos de melhor qualidade ao cidadão.”
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Governo do Distrito Federal é fornecido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A diretora da Divisão de Gestão do Sistema SEI do TRF4, Patricia Valentina Garcia, ressaltou a parceria. “É gratificante ver como vocês cuidam e utilizam o SEI. O sucesso não reside apenas no sistema, mas em como ele é empregado para tornar a administração mais eficiente.”
O Corpo de Bombeiros foi o primeiro órgão do DF a adotar o SEI, como recorda o tenente-coronel Ivaldo José de Almeida: “Quando testamos o sistema no CBMDF, já sabíamos que ele deveria servir a todo o GDF. Foi uma construção colaborativa, com a participação de várias equipes, que possibilitou esses dez anos de avanços. O GDF se desenvolveu muito após a implantação, e cada servidor carrega um pedaço dessa história no coração.”
Premiação
Reconhecendo a importância do trabalho em equipe na implementação do SEI-GDF, a Secretaria de Economia homenageou os seguintes servidores com diplomas de honra ao mérito:
Riane de Oliveira Torres Santos (Seec); Elaine Corradini Belém (Seec); Jane Dourado (VGDF); Fabiana Damasceno Rodrigues da Silva (Seec); Graciene Luz Trevizolo (Seec); Hérika de Oliveira Cunha (Seec); Ludimila Lustosa Guimarães Lopes (Seec); Suzany Pereira Bueno (Seec); Rubens Oda (Seec); Eliane Silva de Oliveira (Seec); Charles Ricardo Franco (SES); Flávia Demartini de Morais (Seduh); Nathalie Nobre Pinheiro Martins (RA-CEIL); Clodoaldo Leandro da Silva (CGDF); Davi Guedes (Sedes); Diogo Fernandes Brito (CAST); Fabíola de Menezes Salomon (Egov); Cláudio Akio Watanabe (Egov); Magvone Valério de Jesus Albuquerque (Egov); Raquel Aben-Athar de Sousa (Egov); Juliana Tolentino (Egov).
Com informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)

