O Riacho Fundo II foi a localidade escolhida para sediar a 59ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão. Com a estrutura montada no Quadrado Cultural, o evento ocorreu entre sexta (5) e sábado (6), oferecendo serviços gratuitos à população local.
Nesta edição, estiveram disponíveis os principais projetos da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), responsável pela gestão do programa. Entre os serviços oferecidos estavam a inscrição para o Casamento Comunitário, atendimentos psicológicos do programa Direito Delas — destinado a vítimas de violência doméstica — e cursos do Nasce uma Estrela, que prepara gestantes e mães para a chegada de seus filhos.
Além disso, foram realizados cadastros para castração e vacinação de animais, atendimentos do Na Hora, da Defensoria Pública do DF e da Polícia Civil do DF, bem como serviços das secretarias de Saúde (SES) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet). Também houve ações educativas do Brasília Ambiental e do Departamento de Trânsito do DF, além de uma apresentação musical.
O secretário-executivo de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, destacou que, desde a criação do programa em 2019, foram realizados cerca de 300 mil atendimentos, beneficiando aproximadamente 3 mil pessoas diariamente em cada edição. “Este é um projeto que nos enche de orgulho por trazer todos os nossos serviços e de outros órgãos até a população. Já percorremos todas as regiões administrativas, facilitando o acesso aos serviços do governo. Assim, os moradores podem se beneficiar com mais facilidade e espontaneidade”, enfatizou.
Raquel de Araújo, moradora do Riacho Fundo II e autônoma, aproveitou a oportunidade para dar um passo em direção ao seu sonho de oficializar a união com o noivo. Após ser pedida em casamento este ano, ela se inscreveu no programa Casamento Comunitário, que oferece a cerimônia gratuitamente aos cidadãos do DF.
João Pedro da Costa Silva, autônomo, trouxe toda a família para aproveitar o GDF Mais Perto do Cidadão e decidiu dar um trato no visual. “Acho maravilhoso. É uma grande oportunidade para quem não tem condições. Vim para me inscrever e agora poderei investir em melhorias para a casa e organizar uma comemoração especial”, disse.
Além da inscrição para o casamento, Raquel também fez sua nova identidade nacional. “Minha identidade estava desatualizada, então aproveitei para fazer a nova também.” Ela elogiou a iniciativa: “É uma excelente oportunidade, e todos aqui merecem esses serviços.”
Oferta Diversificada
João Pedro trouxe sua família para aproveitar o evento. Enquanto as crianças se divertiam na área de lazer com xadrez, pula-pula e quadriciclo, ele cuidou de vacinar o cachorro da família e fazer um corte de cabelo. “Soube do evento por meio de um grupo. Estou aproveitando tudo, desde a vacina do meu cachorro até o corte de cabelo e o espaço para as crianças brincarem”, contou.
Maria da Conceição da Silva Moraes, dona de casa, aproveitou o sábado para fazer a identidade de seus dois filhos na carreta da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), sem necessidade de agendamento e próximo de sua casa. “É uma grande oportunidade para quem não tem tempo. Este evento trouxe essas ofertas para perto de casa, o que é maravilhoso”, afirmou.