A Secretaria de Economia (Seec-DF), por meio da Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), lançou, nesta segunda-feira (1º), a campanha “Setembro Amarelo: Pare! Respire! Acolha-se”, visando promover a saúde mental e o bem-estar dos servidores públicos do Governo do Distrito Federal. O Setembro Amarelo é uma iniciativa nacional voltada para a prevenção do suicídio e a valorização da vida, criada para conscientizar a população sobre a importância de discutir abertamente a saúde mental, o acolhimento e as redes de apoio. No Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde, o suicídio é uma das principais causas de morte entre jovens e adultos.
“Com a mensagem Pare! Respire! Acolha-se, a campanha pretende sensibilizar os servidores sobre a importância de cuidar da saúde mental, fortalecendo a prevenção e promovendo a qualidade de vida no ambiente de trabalho. É uma campanha de extrema importância”, ressaltou Epitácio Júnior, secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida.
Programação
A campanha incluirá diversas ações, tanto online quanto presenciais. Nas redes sociais da Secretaria de Economia, serão publicados vídeos temáticos abordando atividade física e saúde mental, alimentação e saúde emocional, além de informações sobre o decreto deste ano que estabelece diretrizes para programas de bem-estar e saúde mental no GDF. Entre as atividades presenciais, a Academia Buriti começará a oferecer aulas regulares de yoga a partir de 1º de setembro, sempre às segundas e quartas-feiras, às 8h. No dia 5, haverá uma aula especial de yoga, e no dia 26, os servidores poderão participar de uma aula de dança charme às 13h, também na Academia Buriti.
Outro evento importante será o bate-papo especial: “Se precisar, peça ajuda!”, no dia 12 de setembro, às 10h, transmitido pelo canal do YouTube da Seec. Este encontro reunirá especialistas em saúde mental: Ana Paula Vianna, psicóloga e servidora da Seec/Sequali; Fernanda Falcomer, subsecretária de Saúde Mental da Secretaria de Saúde; e Renata Cavalcante, assistente social do Samu-DF.
Os servidores interessados em participar das atividades presenciais na Academia Buriti podem se inscrever através deste link.
Público de conferência da saúde do trabalhador recebe atendimento psicossocial
Prevenção no serviço público
A realização da campanha no GDF destaca a importância de abordar a saúde mental no ambiente de trabalho. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ambientes organizacionais que implementam políticas de acolhimento, prevenção de doenças e promoção do bem-estar conseguem reduzir os casos de afastamento, aumentar a produtividade e, principalmente, proporcionar mais qualidade de vida aos trabalhadores. Para os servidores públicos, que estão na linha de frente da oferta de serviços à população, cuidar da saúde emocional também significa melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Com informações da Secretaria de Economia