Nadador Gabriel Araújo dos Santos venceu na natação, esporte que também teve pódio em prata e bronze no primeiro dia da competição; país ocupa 7° lugar no ranking
O nadador Gabriel Araújo dos Santos conquistou nesta quinta-feira (29/08), na final dos 100m costas S2, a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris. O país ocupa, com 3 medalhas (1 ouro, 1 prata e 1 bronze), o 7° lugar no ranking oficial.
Porta-bandeira na cerimônia de abertura, Gabrielzinho, de 22 anos, confirmou seu favoritismo e foi o mais rápido na disputa, com o tempo de 1m53s67.
O russo Vladimir Danilenko (2m01s34) e o chileno Alberto Caroly Abarza Diaz (2m01s97) completaram o pódio.
Atual bicampeão mundial da prova, o brasileiro também já foi vice-campeão paralímpico dos 100m costas S2 – classe para atletas com grandes limitações físico-motoras.
O paratleta ainda brigará pelo pódio nos 100m borboleta S14 – classe para pessoas com deficiência intelectual -, após ter avançado na quarta posição.
Gabriel Bandeira, Natação 100 metros borboleta S14 – Bronze
A segunda medalha brasileira no primeiro dia de Jogos Paralímpicos foi conquistada pelo nadador Gabriel Bandeira. O atleta obteve bronze nos 100 metros borboleta S14.
O pódio foi completado por Alexander Hillhouse e William Ellard.
Phelipe Rodrigues, Natação 50m livre S10 – Prata
Já o nadador Phelipe Rodrigues faturou uma medalha de prata nas Paralimpíadas de Paris na prova dos 50m livre S10, categoria de atletas com comprometimento de baixo grau nos membros inferiores.
O pernambucano ficou poucos milésimos atrás do australiano Thomas Gallagher.
Fato Novo com informações: Ansa; Opera Mundi