-
Home / GDF / Tecnologia e dedicação fazem de produtor de Brazlândia uma referência no cultivo de morangos

Tecnologia e dedicação fazem de produtor de Brazlândia uma referência no cultivo de morangos

O produtor rural Marcos Almeida, conhecido como Marcão, cultiva morangos no núcleo rural Rodeador, em Brazlândia, desde 2015. Com o apoio, orientações e suporte técnico da Emater-DF, ele tem obtido resultados significativos, graças à modernização de sua propriedade e à sua determinação em crescer. Atualmente, ele cultiva 12 mil pés de morango em uma área de 5,5 hectares.

“Meu trabalho começou com tecnologia: eu plantava em túneis, o que aumenta a produtividade ao proteger contra as chuvas”, recorda Marcão. Hoje, ele possui um sistema de irrigação automatizado que envia informações para o celular, permitindo ajustar a quantidade, o horário e a duração da irrigação. “Controlo tudo pelo celular”, orgulha-se ele.

Esse sistema combina irrigação por gotejamento e aspersão. “Há um sensor no solo, na profundidade das raízes, que envia dados para uma central, a qual repassa as informações para um aplicativo. Assim, sei qual é a lâmina de água, o tempo e o momento de irrigar os canteiros”, explica.

Marcão também está sempre atento a novas técnicas de cultivo, como o mulching. “O mulching branco ajuda a detectar insetos, mas pode estressar um pouco a planta. O preto é mais adequado, e estou considerando usar o cinza para equilibrar”, destaca.

O engenheiro-agrônomo Antonio Dantas, responsável pelo Programa de Olericultura da Emater-DF, enfatiza que o sistema adotado permite decisões mais precisas, reduzindo custos de água e energia, além de prevenir doenças. “Isso resulta em economia, não apenas com água, mas também com eletricidade, e evita doenças nas plantas, pois impede que os adubos sejam levados para baixo das raízes”, explica o extensionista.

Evolução Profissional

Além de aplicar tecnologia, Marcão utiliza práticas agroecológicas. Formado em técnico agropecuário pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) em Planaltina, ele já foi professor de Práticas Agrícolas e Extrativistas na rede pública e trabalhou como vendedor e representante comercial em empresas do setor agropecuário. Sua trajetória sempre foi marcada pelo desejo de progredir. “Sempre que começava em uma empresa, perguntava como poderia crescer. Quando iniciei a plantação, já planejava produzir em larga escala”, relembra.

Ele também adota práticas agroecológicas. “Utilizo técnicas orgânicas, como adubação verde e insumos biológicos. Às vezes, fico até 40 dias sem usar defensivos químicos. O resultado do equilíbrio entre uma irrigação bem planejada e a metodologia orgânica são os morangos grandes e doces que colho na chácara”, orgulha-se.

Liderança Cooperativa

Marcão é presidente da Cooperativa Agropecuária da Região de Brazlândia (Coopebraz), que reúne 42 cooperados, em sua maioria agricultores familiares. Os produtos da cooperativa, como banana, abóbora, cenoura e morangos, são destinados a programas de segurança alimentar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Na sexta-feira (29), ele participou do Encontro Técnico preparatório para a 29ª Festa do Morango de Brasília, promovido pela Emater-DF em parceria com a Embrapa. “Discutimos a importância da escolha das mudas, que afeta diretamente a qualidade da colheita”, explicou.

Com informações da Emater-DF.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.