-
Home / GDF / Vacinação: DF tem aumento de 58% nas doses aplicadas

Vacinação: DF tem aumento de 58% nas doses aplicadas

Nos primeiros seis meses deste ano, o Distrito Federal registrou 1.648.564 doses de vacinas aplicadas, um aumento de 58,27% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram aplicadas 1.041.611 doses. Esse crescimento representa mais de 600 mil doses.

Um dos destaques desse período foi a vacinação nas escolas. A Secretaria de Saúde (SES-DF) realizou 208 ações em instituições de ensino, totalizando 14.597 doses aplicadas. “As escolas são um importante espaço para educação e saúde”, afirma Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da SES-DF. “A vacinação no ambiente escolar reforça a importância da imunização para as famílias”.

Outras estratégias também contribuíram para o aumento da cobertura vacinal. O Carro da Vacina percorreu diversas regiões do DF, promovendo uma busca ativa por pessoas não vacinadas. Além disso, foram instalados postos temporários em locais de grande movimento, como supermercados, feiras, shoppings, praças e até no Zoológico.

Adolescentes de até 19 anos que ainda não iniciaram a vacinação contra o HPV ainda têm a oportunidade de se vacinar.

Até julho, foram realizadas 136 ações de imunização. “Essas iniciativas são especialmente úteis para quem tem dificuldade de acessar uma unidade de saúde durante a semana”, explica Zildene Bittencourt, chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Região Oeste da SES-DF.

Atualmente, mais de cem unidades básicas de saúde (UBSs) mantêm salas de vacinação ativas no DF. Em 2025, além das vacinas do calendário regular, estão sendo promovidas campanhas contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e contra a gripe (influenza) para toda a população a partir de seis meses. Também continuam disponíveis as doses contra o HPV para adolescentes de até 19 anos que ainda não começaram o esquema vacinal.

Desafios a enfrentar

Entre os resultados positivos, nota-se um aumento nas coberturas vacinais em crianças de até dois anos nas imunizações contra poliomielite, rotavírus, hepatite B, meningocócica C, varicela e tríplice viral. A maior elevação foi observada na vacina pneumocócica 10-valente (Pneumo-10V), que passou de 82,2% para 92,19% de cobertura.

Apesar dos avanços, algumas metas ainda estão longe do ideal. A vacinação contra a dengue, por exemplo, apresenta baixa cobertura: apenas 56,6% das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos receberam a primeira dose, e somente 30,5% completaram o esquema com as duas doses. A meta é vacinar 90% dessa população.

Para enfrentar os desafios persistentes, a SES-DF iniciou, em julho do ano passado, uma nova campanha de busca ativa através de mensagens via WhatsApp, alertando pessoas sobre doses em atraso. Essa medida visa aumentar o alcance das ações e facilitar o acesso à informação.

Especialistas alertam que, sem o engajamento da população, os riscos de reintrodução de doenças graves e letais permanecem. “A vacinação é um direito garantido, mas também uma responsabilidade coletiva”, enfatiza o coordenador da Atenção Primária da SES-DF, Fernando Erick. “O cidadão deve se reconhecer como protagonista na proteção da sua saúde e na prevenção de surtos que colocam todos em risco”.

Com informações da Secretaria de Saúde

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.