-
Home / Mundo / Vice-chanceler do Irã: “Reação virá em segundos se Israel atacar”

Vice-chanceler do Irã: “Reação virá em segundos se Israel atacar”

Vice-chanceler do Irã: “Reação virá em segundos se Israel atacar”

Fala foi entendida como ameaça de uso de mísseis hipersônicos, que atingiriam Telavive em 6 minutos. Fontes dizem que governo de Netanyahu deve atacar nação persa ainda esta noite

O vice-chanceler para Assuntos Políticos do Irã, Ali Bagheri Kani, disse em entrevista a uma emissora de TV local, de acordo com a agência estatal da nação persa, a IRNA, na noite desta segunda-feira (15), que, se Israel atacar seu país após a verdadeira chuva de drones e mísseis do último fim de semana, a resposta “não será demorada como da última vez”, referindo-se à reação iraniana depois de seu complexo diplomático em Damasco, na Síria, ter sido bombardeado em 1° de abril, matando várias pessoas, entre elas três generais das Forças Quds, a elite da Guarda Revolucionária da república islâmica.

Bagheri falou de uma resposta “em segundos”, o que foi lido por analistas internacionais como uma ameaça de usar os modernos mísseis hipersônicos do Irã, que ficaram oficialmente prontos e operacionais no segundo semestre do ano passado. O ‘Fattah’ tem capacidade para ser disparado do solo iraniano e atingir Telavive, capital de Israel, em 400 segundos, ou seja, em 3 minutos e 40 segundos.

“Se o regime sionista for suficientemente racional, não repetirá tal erro porque o Irã dará uma resposta mais dura, mais rápida e mais urgente… Os sionistas não terão mais 12 dias, e a resposta que receberão não será medida em dias e horas, mas em segundos”, afirmou o vice-chanceler.

No fim da tarde desta segunda (15), o Gabinete de Guerra do governo de Benjamin Netanyahu decidiu que atacaria o Irá como retaliação pelo bombardeiro da madrugada de domingo (14), mas que isso seria feito sem a intenção de elevar o conflito a outro patamar, conforme reportam veículos de imprensa de Israel e o diário norte-americano Wall Street Journal.

A tensão cresce no Oriente Médio com a hipótese cada vez mais provável de que uma guerra de proporções gigantescas ecloda na região. Mais cedo, o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, disse que seu país não quer uma escalada naquela zona do globo e que os norte-americanos não atuariam atacando o Irã, limitando-se a manter o apoio histórico que dão ao Estado Judeu e colaborando, quando for o caso, os defendendo de algum ataque.


Fato Novo com informações: Revista Fórum

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.