-

Vigilância Sanitária capacita ambulantes para o Carnaval

Enquanto a maioria das pessoas enxerga os blocos de Carnaval como momentos de lazer, Samara Paixão vê como uma possibilidade de ampliar a renda. O plano é vender cerveja e churrasco em todos os dias de festa na Esplanada dos Ministérios. Para garantir que tudo corra com tranquilidade, ela foi uma das mais de 150 pessoas que participaram nesta sexta-feira (13) de encontros com representantes da Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (SES-DF), realizados na sede do Detran DF. “É um dinheirinho extra que a gente está tentando arrecadar. E eu acho bom estarem orientando as pessoas”, elogia Paixão.

O objetivo das reuniões foi, por meio de fotos e de exemplos práticos, apresentar boas práticas e explicar quais aspectos serão cobrados em caso de fiscalização. Foram abordados detalhes como não deixar isopor com bebidas no chão, manter alimentos e produtos de limpeza separados, a importância de o gelo ser preparado com água potável e a proibição de venda de bebidas sem comprovação de origem, sem lacre ou sem rótulo adequado, entre outros aspectos.

A gerente de alimentos da Diretoria de Vigilância Sanitária da SES-DF, Dillian Silva, mostrou fotos e citou exemplos para tornar a explicação clara aos ambulantes. “Estamos fazendo aqui ação de prevenção de riscos à saúde. Preferimos fazer esse trabalho preventivo do que chegar a um evento e precisar tomar medidas administrativas mais fortes, como interdição ou apreensão de produtos”, afirma.

Ela ressalta que o objetivo principal é preservar a saúde da população. “Nossa intenção é qualificar o trabalho deles, para tentar garantir que o produto que eles estejam comercializando seja de melhor qualidade”, acrescenta.

Entre pré-Carnaval e Carnaval, a Diretoria de Vigilância Sanitária planeja fiscalizar mais de 170 eventos ao longo do mês de fevereiro. Os auditores verificam o comércio de comidas e bebidas, além de estruturas dos postos médicos e das ambulâncias — considerando as rotas de fuga para os serviços de urgência e emergência — e a disponibilidade de banheiros químicos, de acordo com a quantidade de foliões. Entre os principais focos estão coibir a venda de produtos irregulares, como cigarros eletrônicos e bebidas alcoólicas falsificadas, alteradas e sem procedência conhecida.

LEITORES ONLINE:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Clique abaixo para assistir alguma de nossas WEBS TVS. Gratuitamente.

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com