O deputado Chico Vigilante (PT) utilizou a tribuna durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta terça-feira (4) para criticar a situação da fila de regulação de procedimentos da Secretaria de Saúde. De acordo com ele, a fila acumula 100 mil pedidos, que incluem desde cirurgias de diversos tipos até exames médicos.
“Esse é o tamanho do déficit na saúde pública do DF. Há recursos disponíveis, inclusive do Fundo Constitucional. Como é possível acumular 100 mil pedidos?”, questionou o deputado.
Corte de Contas de Energia
Vigilante também expressou preocupação com as pessoas que estão sendo protestadas em cartório devido ao atraso no pagamento das contas de energia. O parlamentar anunciou que irá se reunir com representantes da Neoenergia para discutir a questão e que acionará o Ministério Público para que sejam tomadas providências.
Segundo ele, os consumidores estão enfrentando despesas elevadas relacionadas ao cartório, muitas vezes superiores ao valor da conta em atraso. Ele mencionou casos de pessoas que foram prejudicadas no processo de habilitação no programa Minha Casa, Minha Vida devido a contas protestadas. “É uma situação dramática que precisa ser resolvida”, afirmou.
O deputado Pastor Daniel de Castro (PP) também comentou sobre o tema e informou que seu gabinete está analisando a situação, com a intenção de apresentar um projeto de lei que proíba o protesto de pessoas por conta de atraso no pagamento da conta de energia.








