-
Home / GDF / UBSs do DF realizam mais de 2,1 milhões de atendimentos no 1º semestre de 2025

UBSs do DF realizam mais de 2,1 milhões de atendimentos no 1º semestre de 2025

De janeiro a junho deste ano, as unidades básicas de saúde (UBSs) da Secretaria de Saúde (SES-DF) realizaram mais de 2,1 milhões de atendimentos, conforme dados do Portal de Informações e Transparência da Saúde do Distrito Federal (InfoSaúde-DF). Desses, 302,9 mil foram voltados à saúde bucal.

Para o secretário da SES-DF, Juracy Lacerda, esses números destacam a relevância da Atenção Primária à Saúde (APS) como a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). “O cuidado contínuo e próximo da população é uma das premissas do SUS, e as UBSs oferecem esse atendimento inicial. Estamos investindo cada vez mais na melhoria dos serviços disponíveis”, afirmou.

Nas UBSs, os cidadãos são atendidos por uma equipe multiprofissional qualificada. O atendimento é realizado por médicos de família e comunidade e enfermeiros, que acompanham a saúde dos pacientes em todas as fases da vida, com foco na integralidade do cuidado e na construção de vínculos duradouros.

Integralidade

Segundo Fernando Moreira, coordenador da Atenção Primária à Saúde no DF e médico de família e comunidade, o modelo adotado permite um acompanhamento mais eficaz e preventivo. “Cuidar de uma população que envelhece exige proximidade e vínculo. A maioria dos problemas de saúde está relacionada ao estilo de vida, às condições de moradia, trabalho e relações sociais. Tudo isso é melhor acompanhado quando se está próximo”, ressalta.

As 181 UBSs da Secretaria de Saúde atuam na prevenção e no tratamento dos problemas de saúde mais comuns, enquanto os hospitais lidam com casos mais complexos e urgentes. Cada UBS é composta por Equipes de Saúde da Família (eSF), formadas por médicos de família, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além das Equipes de Saúde Bucal (eSB), com dentistas e técnicos. O cuidado é ampliado com o apoio das equipes multiprofissionais (eMulti), que incluem psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.

O médico de família é o primeiro contato do cidadão com a rede pública e também coordena o cuidado, orientando e encaminhando para outros níveis de atenção, como hospitais e ambulatórios especializados, quando necessário. “O objetivo da Atenção Primária é promover saúde antes que os problemas se tornem mais graves. Por isso, as UBSs realizam ações de prevenção de doenças, promoção da saúde, acompanhamento de condições crônicas como hipertensão e diabetes, além de serviços voltados à saúde da mulher, saúde bucal, vacinação, entre outros”, explica Moreira.

Serviço

As UBSs estão localizadas em todas as regiões do Distrito Federal, facilitando o acesso da população ao atendimento de saúde de maneira ágil, acolhedora e eficaz. Esses espaços são projetados para acompanhar as pessoas ao longo de suas vidas, promovendo saúde e prevenindo doenças com base na realidade local.

Confira aqui a sua unidade básica de saúde de referência.

Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.